Agricultoras de São Miguel das Missões são capacitadas em paisagismo

0
129
views

O embelezamento de arredores e o paisagismo foram temas de capacitação promovida pela Emater/RS-Ascar com 13 agricultoras de São Miguel das Missões, integrantes do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, executado pela Instituição e coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Na pauta do curso, realizado no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar na quinta-feira passada (27/09), estiveram os cuidados com o jardim e dicas de plantas ornamentais, bem como suas formas de implantação e manejo. Também se destacou sua importância na promoção do bem-estar e da saúde mental.

Na parte da manhã, a engenheira agrônoma da Emater/RS Ascar de Santo Ângelo, Márcia Dezen, falou sobre a valorização da propriedade e o bem-estar que as áreas verdes e ajardinadas proporcionam à família. Também explicou sobre o planejamento de jardins e variedades de plantas perenes e sazonais.  À tarde foi o momento de colocar o conhecimento em prática com o plantio de mudas de azaleias e buxinho e a implantação de um terrário de suculentas.

A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Fátima Primaz, coordenadora do evento, realizou a prática de produção de vasos de concreto utilizando toalhas usadas e cimento. “A capacitação teve como propósito capacitar as mulheres para que possam planejar ou organizar os arredores da propriedade familiar”, comenta Fátima.

A próxima etapa da capacitação ocorre no mês de outubro, em data a ser divulgada. A proposta é que no próximo ano a capacitação seja oferecida a um novo grupo de interessados.

Emater/RS-Ascar