Com gol de Guerrero, Inter vence Botafogo no Rio

O Inter visitou o Botafogo na noite deste sábado (30/11), para a disputa de partida da 36ª rodada do Brasileirão. Iniciado às 19h, o confonto, realizado no Engenhão, teve o 1 a 0 para Colorado como placar final, gol de Paolo Guerrero. Com o resultado, o Clube do Povo chega aos 54 pontos no campeonato, subindo, momentaneamente, para a sétima colocação.

Os primeiros 45 minutos de partida estiveram extremamente movimentados, apresentando duas equipes que, mesmo de estilos distintos, conseguiram criar boas oportunidades. Apostando em escapes rápidos pelas pontas, o Botafogo chegou perto de abrir o placar em duas jogadas parecidas. Na primeira, Lomba salvou o Clube do Povo, enquanto a outra esbarrou no travessão. Mas as chances dos mandantes pararam por aí, enquanto o Colorado seguiu crescendo. O último terço da etapa inicial, inclusive, teve o Inter como senhor do jogo, paciencioso para rodar a bola e preciso para armar suas infiltrações. Nenhum dos times, contudo, conseguiu abrir o marcador, e o zero seguiu imperante quando da descida para os vestiários.

http://www.internacional.com.br/imagens//galeria/galeria_foto_8ea1da7fd451f209a0e70ef21ddaaedd.jpg

Se a primeira etapa foi de equilíbro nas ações – pelo menos em sua maior parte -, o segundo tempo foi de massacre colorado. Os dois cartões amarelos recebidos pela atordoada zaga carioca em 10 minutos, comprovam. Ao mesmo tempo que a defesa da casa pecava pelo excesso de faltas, Gatito operava milagres em sua meta, suficientes para retardar o gol do Clube do Povo. Guerrero, Neilton e até mesmo Cuesta esbarraram na atuação do goleiro alvinegro. Aos 38 do segundo tempo, entretanto, o que parecia inevitável se confirmou. Após ser travado pela marcação na primeira tentativa, Guerrero mandou de canhota chute forte, rasteiro, não defendido pelo arqueiro paraguaio. Gol do Inter, da vitória, o único do duelo.

http://www.internacional.com.br/imagens/galeria/galeria_foto_438ece2000c00957e38e67205947acc5.jpg

Superado o duelo diante dos cariocas, o Colorado agora entra na última semana da temporada. Restam dois confrontos por ser disputados pelo Clube do Povo no Brasileirão, o primeiro diante do São Paulo, na próxima quarta-feira (04/11), às 21h30, e o último marcado para o domingo que vem (08/12), às 16h, no Beira-Rio, frente ao Atlético-MG. Vamos juntos em busca da vaga na Libertadores de 2020. Vamo, Inter!

http://www.internacional.com.br/imagens//galeria/galeria_foto_0caecb11cb074d123eece4464f81a50c.jpg

Confira os melhores momentos do confronto:

Primeiro tempo:

3min – LOMBA! Rhuan recebe lançamento em profundidade e sai de cara com o goleiro colorado. Atacante carioca consegue arremate rasteiro, que arqueiro alvirrubro abafa bem para salvar.

http://www.internacional.com.br/imagens/galeria/galeria_foto_03adc59b86f3aa0242a725b16cfa6f9c.jpg
4min – Uh! Bom o contra-ataque colorado. Heitor arranca em velocidade e deixa pela direita com Neilton, que tenta o cruzamento aberto, na segunda trave. A zaga faz o bloqueio, e ela sai em escanteio.

4min – UHHHHHH! Escanteio é cobrado aberto, buscando Guerrero. A zaga corta, mas o rebote é vermelho, com Neilton, que emenda de primeira e leva perigo ao gol carioca!

8min – UHHHH! Excelente saída de jogo do Inter. Lindoso e Edenilson tabelam pela direita, escapam da pressão, e o camisa 8 abre com Uendel, que arranca em velocidade. Dele, a bola chega em Neilton, que finta a marcação, vai ao fundo e cruza rasteiro. Marcelo afasta em escanteio, quase atentando contra o próprio patrimônio.

15min – Opa! Guerrero recebe boa bola pela direita, mas sofre o desarme em solada violenta de Yuri. Árbitro apita falta, mas não apresenta o cartão.

16min – UUUHHHHHHHHHHHHH! Grande combinação do ataque colorado. De Neilton, em profundidade, para Guerrero, que se lança ao fundo e cruza forte. Parede se estica todo, mas não consegue completar para o gol aberto. Quase o do colorado!

http://www.internacional.com.br/imagens//galeria/galeria_foto_732293b5195c132b0b89d6eb866191a5.jpg
17min – Pressiona o Inter! Heitor cruza da direita na medida para Parede, que se antecipa na primeira trave e sobe bem. Sem muita direção, contudo, o desvio vai pela linha de fundo.

21min – Bem, Heitor! Rhuan sobe para cabecear, próximo à pequena área, mas é bloqueado pelo lateral colorado.

24min Diego Souza segura a marcação no corpo, invade a área e tenta o toque por cima de Lomba. A bola explode no travessão e, no rebote, Moledo corta, afastando o perigo.

25min – UHHHHHHHH! Inter roda bem a bola no campo de ataque, paciente em busca de espaço na defesa carioca. Guerrero recebe de Edenilson na entrada da área e solta a bomba de canhota. Desviada, ela passa ao lado da trave direita de Gatito, em escanteio para o Clube do Povo!

26min – Se passa… Na sobra do escanteio, Patrick domina na área, pela direita, e coloca para a confusão. A bola tinha Guerrero como endereço, mas Marcelo Benevenuto se antecipa e quebra de qualquer maneira.

29min – UHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH! Neilton descola assistência sensacional para Parede, que sai cara a cara com Gatito, finta o goleiro paraguaio, e toca para Guerrero. A bola vai com um pouco de força e atravessa a frente do gol sem que o artilheiro peruano consiga desviar para a meta aberta. Na sequência do lance, arbitragem assinala impedimento, mas o replay mostra que, na verdade, o lance era regular.

34min – SAAAAAAAAALVA A MARCAÇÃO! Uendel vai ao fundo e consegue ótimo cruzamento, rasteiro, para trás. Parede faz a finta com o corpo e deixa para Guerrero, que enche o pé, mas, no momento de soltar a bomba, sofre o desarme. Quase o gol colorado!

http://www.internacional.com.br/imagens//galeria/galeria_foto_e982a559d306705fdb66b2d2202eb8fb.jpg

35min – UHHHH! Neilton recebe na direita, entorta o marcador, invade a área e chuta com a canhota. Ela explode na zaga e sai em escanteio.

36min – PRA FOOOOOOORA! Parede cobra o escanteio, a zaga tira parcialmente, mas o rebote é colorado, com Guerrero. Camisa 9 traz para dentro e chuta forte, em curva, buscando o canto. Por detalhe!

40min – UHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!! Parede invade a área pela direita, ganha da marcação no corpo, estica a redonda e cuta cruzado. Gatito trisca na bola, e, mais uma vez, ela atravessa a linha fatal sem receber desvio algum.

40min – POR CIMA DO GOL! QUASE, QUASE, QUASE O DO COLORADO! Parede, de novo ele, recebe excelente passe em profundidade de Heitor, invade a grande área e toca para trás, servindo ótima assistência para Neilton. O camisa 17 chega para a finalização de frente para o gol aberto, mas, atrapalhado pela marcação, manda por cima.

45min – Mais um de acréscimo. Vamos a 46.

46min – CUESTA! EL PATRÓN COLORADO! Camisa 15 do Internacional trava duas chegadas seguidas dos mandantes com a perfeição que lhe é costumeira.

http://www.internacional.com.br/imagens//galeria/galeria_foto_ea080903725399fab39e2d8eda64d74c.jpg

46min – Fim de papo. Encerrada a primeira etapa!

Segundo tempo:

5min – OPA! Botafogo cobra escanteio pela esquerda, afastado pela zaga colorada. Na sobra, quem fica com ela é Parede, que arranca em velocidade e, na altura do meio de campo, fica de frente com Alex Santana, último homem carioca. O camisa 77 colorado coloca ela no meio das pernas do marcador, e só é parado com falta. Juiz apresenta o primeiro amarelo do jogo.

http://www.internacional.com.br/imagens//galeria/galeria_foto_1edc53ec362dffe0ab28880497baf062.jpg

11min – SAAAAAAALVA GATITO! Neilton recebe na direita, finta o marcador com o corpo e manda finalização colocada, de canhota, buscando o ângulo. Goleiro alvinegro voa para salvar!

11min – Inter pressiona! Na sequência do milagre de Gatito, atacantes colorados apertam a defesa carioca, que se complica diante de Neilton. O camisa 17 toma ela, tenta a caneta em Carli, e acaba atropelado pelo argentino. Novo amarelo!

14min – Muda o Inter! Vem Nonato, sai Patrick.

http://www.internacional.com.br/imagens//galeria/galeria_foto_72da9775099b7f8ccc672aaa9330a31c.jpg
15min – Lindoso recebe o amarelo por conter contra-ataque carioca.

17min UHHHHHHHHHHH! Guerrero recebe na entrada da área e solta a bomba. Gatito espalma para dentro da área, mas encaixa antes de Edenilson chegar.

http://www.internacional.com.br/imagens//galeria/galeria_foto_a390954c99a40f9c44e4f79ba7882396.jpg

18min – UHHHHHHH! Inter não dá sossego aos mandantes. Agora, Guerrero recebe mais pela direita, de Nonato, e tenta novo arremate de longe. Gatito voa para espalmar em escanteio.

19min – TIRA TIIIINTA DA TRAVE! Cuesta retoma para o Inter na intemediária e manda um foguete. Gatito tenta encaixar, mas ela vem venenosa, forte, e é apenas amortecida pelas mãos do goleiro. Por centímetros não sai o gol colorado!

21min – No Botafogo, primeira alteração. Marcinho por Fernando.

24min – Segunda substituição dos mandantes. Léo Valencia entra na vaga de Alex Santana.

25min – Inter também muda. Neilton deixa o campo para a entrada de Nico López.

http://www.internacional.com.br/imagens//galeria/galeria_foto_727c715c899de127f2df7581d07f1331.jpg
27min – UHHH! Parede cobra escanteio pela esquerda, na cabeça de Moledo, que sobe mais alto do que a zaga carioca, mas não consegue acertar em cheio.

30min – YURI SALVA O BOTAFOGO! Nico descola excelente inversão para Heitor, invadindo a área pela direita. O jovem lateral colorado mata no peito e emenda de primeira ótimo cruzamento, travado pelo defensor carioca.

31min – Zé Ricardo promove última alteração no Clube do Povo. Wellington Silva é o escolhido para a vaga de Parede.

http://www.internacional.com.br/imagens//galeria/galeria_foto_88cd78114cbd1b1675351cb308498b8a.jpg
32min – Botafogo também encerra seu leque de mudanças. Cícero deixa o gramado, e quem vem é Jean.

33min – LOOOOOMBA! Diego Souza recebe bom toque de Rhuan e, dentro da pequena área, solta a bomba. Lomba abafa o ângulo do atacante alvinegro e opera um milagre. Na sequência, árbitro assinala impedimento no lance.

34min – GATIIIIITO! Edenilson lança Heitor, que serve Guerrero com passe cinematográfico de calcanhar. De frente para Gatito, camisa 9 colorado faz o giro e solta o petardo, salvo pelo arqueiro alvinegro.

38min – GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO INTERNACIONAL! DA ACADEMIA DO POVO, DO CLUBE DO POVO, DO COLORADO GAÚCHO! DE QUEM? DO HOMEM, DO BRABO, DAQUELE QUE TODOS SABEM O NOME: PAOLO GUERRERO. Centroavante colorado recebe no meio, gira para cima da marcação e solta o pé. A zaga trava, mas a volta é do homem, que manda de primeira, com a canhota. Gatito tenta encaixar, mas a bola passa por baixo de suas mãos. INTER NA FRENTE!

45min Vamos a 49. Mais quatro minutos!

48min – Edenilson e Uendel levam o amarelo.

49min – Já temos 49, mas árbitro não apita.

http://www.internacional.com.br/imagens//galeria/galeria_foto_6a342c619bbfdcbede5cf87421b37a87.jpgDetalhe da finalização de Guerrero no lance do gol

51min – FIM DE PAPO! Dois minutos após o tempo previsto, árbitro apita o centro do campo e garante a vitória colorada. Três pontos na bagagem de volta do Rio!

 

 

Ficha técnica:

Botafogo (0): Gatito Fernández; Fernando (Marcinho), Joel Carli, Marcelo Benevenuto e Yuri; Cícero (Jean), João Paulo e Alex Santana (Léo Valencia); Luiz Fernando, Diego Souza e Rhuan. Técnico: Alberto Valentim.

Internacional (1): Marcelo Lomba; Heitor, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso, Edenilson e Neilton (Nico López); Guilherme Parede (Wellington Silva), Paolo Guerrero e Patrick (Nonato). Técnico: Zé Ricardo.

Gol: Paolo Guerrero, aos 38 minutos do segundo tempo (I).

Cartões amarelos: Joel Carli e Alex Santana (B). Edenilson, Uendel e Rodrigo Lindoso (I).

Arbitragem: Rodolpho Toski Marques, auxiliado por Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn, trio do Paraná. VAR: Wagner Reway, da Paraíba.

Local: Engenhão-RJ

Fonte: Sport Club Internacional