Informativo da 14ª Coordenadoria Regional de Educação 16/04/2018

0
46
views

SEMINÁRIO DE GOVERNO E POSSE DOS NOVOS SECRETÁRIOS DE ESTADO

A Coordenadora Regional de Educação da 14ª CRE, professora Enida Teresinha Lange Sallet, participou na quarta-feira (11), do Seminário de Governo e Posse dos Novos Secretários de Estado, na Casa da Música da OSPA, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre – RS, a convite do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Exmo. Sr. José Ivo Sartori, do Secretário Estadual de Educação, Ronald Krummenauer e da Secretária Adjunta, Iara Wortmann. O 5º Seminário de Governo “O Futuro já começou” contou na parte da manhã com a Posse dos Novos Secretários e a palestra: Se o mundo mudou bem na minha vez. O que eu posso fazer agora? com Dado Schneider, além da apresentação: Governança e Gestão – acordos que dão resultado na vida dos gaúchos. Na parte da tarde aconteceu o painel: A mudança não pode parar e com as apresentações: Não me trova – Verdades e Mentiras sobre o Governo e o Novo Conceito de Comunicação.

NÚCLEOS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (NTEs) REUNIDOS PARA FORMAÇÃO

Representantes dos Núcleos de Tecnologia Educacional das 30 CREs do estado, estiveram reunidos nos dias 10, 11 e 12 para formação na SEDUC, em Porto Alegre. A pauta envolveu diálogo com Gestores da Secretaria de Educação sobre as tecnologias digitais e processo de formação de professores com a presença de Diretores e Assessores do Departamento Pedagógico e Logística da SEDUC, além de Oficina de Google My Maps, Plataforma EDUCOM Mais e Rede Escola Digital, Oficina de Iniciação Científica e Robótica. Participou da formação a Coordenadora do NTE de Santo Ângelo, 14ª CRE, a Gerta Madalena von Mecheln, sendo que esta formação oportunizou a busca novos aprendizados. “Quando falamos em tecnologia precisamos estar em constante atualização, a fim de oportunizar aos professores experiências que os motivem e os preparem para um uso efetivo dos recursos midiáticos, facilitando a aprendizagem dos alunos”, destacou.

JOGO VIRTUAL AJUDA NO COMBATE À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

A Coordenadora Regional de Educação, professora Enida Teresinha Lange Sallet e a Assessora da CIPAVE na 14ª CRE, Ivana Teixeira participam na quinta-feira (12), do lançamento do Jogo Baneville “Boas Ações na Escola e na Cidade”, através do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Porto Alegre – RS. Produzido em parceria com a empresa MSTech, o espaço virtual, que pode ser jogado no computador ou no aplicativo, tem o objetivo de criar um ambiente para trabalhar a resolução de conflitos como bullying, indisciplina, segurança, saúde e trânsito. De acordo com a Coordenadora Estadual da Cipave, Luciane Manfro, a ideia do game é fazer com que os estudantes reflitam sobre suas decisões e possam enxergar, virtualmente, os benefícios de praticar boas ações. “A partir das boas práticas os alunos vão acumulando moedas. Com este dinheiro eles poderão realizar inúmeros benefícios para a comunidade escolar”, explica. A 14ª CRE convida a toda comunidade escolar a acessar o vídeo explicativo através do site: https://www.youtube.com/watch?v=cuR-rfbFCt0 , realizar o cadastro no site e entrar no jogo da disseminação da cultura de paz nas escolas e sociedade.

SEMINÁRIO ESTADUAL DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), lançaram, na quinta-feira (12), o “Referencial Curricular Gaúcho”, no Auditório do Ministério Público Estadual. A cerimônia oficial apresentou a nova plataforma educacional realizada durante o primeiro Seminário Estadual da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com foco na qualificação do currículo, sobretudo na qualidade da educação básica, os gestores educacionais se reuniram para criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal, estadual e privada, que deverá ser implantada em 2019. O objetivo é trabalhar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inicialmente, as mudanças irão ocorrer na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Para a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa, a implementação da BNCC e a construção do Referencial Curricular Gaúcho, permitirão um olhar mais atento aos fenômenos sociais, políticos e culturais do Estado. “O Referencial será um balizador na construção dos currículos nas escolas. Podem entrar questões de variação linguística, danças folclóricas, fauna e flora, história, artistas gaúchos, o que for regional e importante para as instituições de ensino do Rio Grande do Sul”, explica.