Merendeiras e serventes recebem capacitação em São Miguel das Missões

0
138
views

Em uma proposta de promoção da saúde e de segurança e soberania alimentar, a Emater/RS-Ascar promoveu em São Miguel das Missões, na última sexta-feira (08/02), uma capacitação para merendeiras e serventes das escolas das redes municipal e estadual e da Apae. Com o curso, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, buscou-se qualificar e diversificar o preparo dos alimentos que são fornecidos pela agricultura familiar e oferecidos aos estudantes de escolas públicas.

Na oportunidade a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar Vanessa Gnoatto explanou sobre o valor do trabalho das profissionais e a importância do preparo da alimentação escolar. “A merendeira da escola é mais do que uma cozinheira, ela é uma educadora do paladar da criança. Ela tem o papel de construir hábitos alimentares”, mencionou Vanessa.

Também se destacou que a alimentação equilibrada, saudável e bem preparada é fundamental para o bom crescimento e o aprendizado de crianças e adolescentes. “Devemos reunir esforços para promover uma alimentação consciente no ambiente escolar, que tem relação já com a produção de alimentos, a adoção de hábitos alimentares saudáveis, até o consumo responsável”, afirma a extensionista social da Emater/RS-Ascar de São Miguel das Missões, Fátima Primaz.

Fátima coordenou a oficina de pratos com mandioca, batata doce e abóbora, ingredientes nutritivos e comuns na alimentação escolar do município.
A secretária municipal de Educação Sônia Lorete Viera da Rosa, a nutricionista Karen Gerstderger e a supervisora escolar Rosimare Penedo de Melo acompanharam e deram suporte à realização da capacitação.

A secretária Sônia reforçou a importância do trabalho realizado em parceria com a Emater/RS-Ascar para fortalecer o fornecimento de alimentos da agricultura familiar e a qualificação da alimentação escolar.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
[email protected]
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br
https://platform.twitter.com/widgets.js

Fonte: EMATER/RS