MISSÕES: UMA VIAGEM DE ENCANTOS E DESCOBERTAS

0
297
views
Visitar as Missões é desvendar a formação milenar nativa da América Latina e do povo gaúcho. Os fatos ocorridos na região são mundialmente conhecidos como a “realização ideal do cristianismo”. Por Voltaire, foram citados como “Triunfo da Humanidade” e por Montesquieu, como “Primeiro Estado Industrial da América”.
Quem conhece a região das Missões sempre volta. São necessários muitos dias para percorrer o surpreendente roteiro de atrações culturais, históricas e religiosas, apresentado pelos missioneiros, herdeiros dos valentes desbravadores, os padres jesuítas, que ao lado dos índios guarani deram início a uma região empreendedora. Várias etnias deixaram sua marca e formaram um povo corajoso, que sente orgulho de sua terra e de suas origens.
São 26 municípios que com suas peculiaridades, hospitalidade, gastronomia e belíssimos locais para visitar, respeitam a herança dos antepassados e avançam firme no objetivo de expandir o DESTINO TURÍSTICO MISSÕES.
A região das Missões se consolida no cenário nacional como destino turístico, histórico, cultural, religioso e de eventos.
São alguns dos títulos ostentados pelos municípios missioneiros:
Terra dos Presidentes (SÃO BORJA); Capital Polonesa dos Gaúchos (GUARANI DAS MISSÕES); Celeiro da Hospitalidade (SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES); Capital Estadual da Música Missioneira (SÃO LUIZ GONZAGA); Cantão Suíço das Missões (SÃO PAULO DAS MISSÕES); Terra do Centro Germânico Missioneiro (SÃO PEDRO DO BUTIÁ); Primeira Querência do Rio Grande (SÃO NICOLAU); Capital da Produtividade dos Gaúchos (GIRUÁ); Berço Regional da Cultura (CERRO LARGO); Terra do Cooperativismo (SALVADOR DAS MISSÕES); Capital da Alfafa (DEZESSEIS DE NOVEMBRO);
Terra Pátria das Missões (UBIRETAMA); Paraíso dos Dourados (GARRUCHOS); Berço de Filhos Ilustres (BOSSOROCA); Coração das Missões (CAIBATÉ); Portão das Missões (ENTRE-IJUÍS); Integração de Etnias (VITÓRIA DAS MISSÕES);Terra da Hospitalidade (EUGÊNIO DE CASTRO); Berço das Águas (SETE DE SETEMBRO); Capital da União Política (MATO QUEIMADO); Terra e Sangue das Missões (ROQUE GONZALES); Salto do Peixe (PIRAPÓ); Fronteira do Rio Grande (PORTO XAVIER); Patrimônio da Humanidade (SÃO MIGUEL DAS MISSÕES); Terra Fértil Missioneira (ROLADOR) e Capital das Missões (SANTO ÂNGELO).
CENÁRIOS ENVOLVENTES
É na região das Missões que está o único Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco, localizado no sul do Brasil: as Ruínas de São Miguel.
Quem visita a região das Missões, tem a oportunidade de contemplar cenários envolventes e inesquecíveis como o espetáculo Som e Luz, único exibido diariamente há 38 anos no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo; os sítios arqueológicos de São Lourenço Mártir; São Nicolau e São João Batista; o Santuário do Caaró; aldeias guarani, além de muitos, muitos outros atrativos históricos, culturais, religiosos, entre outros segmentos turísticos, que podem ser encontrados em cada um dos 26 municípios missioneiros.
Conhecer a região das Missões é compreender e sentir a grandiosidade do símbolo maior de toda a REGIÃO MISSIONEIRA, territorialidade dos 30 Povos do Brasil, Argentina e Paraguai: A CRUZ MISSIONEIRA.
Conhecer a região das Missões é vivenciar o valor deste sentimento: SER MISSIONEIRO é ser forte, desbravador e empreendedor. Mas, acima de tudo, ser missioneiro é UM ESTADO DE ALMA.
Por Karin Schmidt
Fotos: Karin Schmidt

Karin Schmidt
Jornalista Mtb 15378
Assessora de Imprensa
Associação dos Municípios das Missões (AMM)