PRF lança campanha sobre o risco do uso do celular ao volante

0
264
views
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) lançaram no último sábado (dia 23), uma campanha de orientação sobre os riscos do uso de celular no trânsito, tanto por motoristas como por pedestres. A campanha foi batizada de “#DesConecta Trânsito ON, Celular OFF”, e tem o objetivo de reduzir os acidentes motivados por desatenção.
Levantamento da PRF mostra que no primeiro semestre deste ano 39% dos acidentes ocorridos em rodovias federais que puderam ter suas causas presumíveis estavam relacionados à falta de atenção. Nesse período, o órgão emitiu 10.824 multas por causa de uso de celular. Outras 12.546 autuações foram motivadas por motoristas que dirigiam “sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”.
Pesquisa conduzida pela Universidade de Utah, nos EUA, chegou à conclusão de que o uso de celular ao volante pode aumentar em até 400% as chances de acidentes. De acordo com o estudo da universidade, caso o motorista esteja a 80 km/h e perca cinco segundos olhando para a aparelho, o veículo percorre a distância equivalente a um campo de futebol.
Segundo a mesma pesquisa, 78% dos adolescentes e jovens dos Estados Unidos declaram já ter lido SMS ao volante e 71% afirmaram já terem escrito mensagens enquanto dirigiam.
No Brasil, a prática é considerada infração de natureza média, e sujeita o infrator a uma multa de R$ 85,13, além de quatro pontos no prontuário. A partir do mês de novembro, está infração passará a ser considerada gravíssima, gerando 7 pontos no prontuário do condutor e o seu valor será de R$ 293,47 (duzentos e noventa e três reais e quarenta e sete centavos).
Fonte: PRF