Servidoras de São Miguel das Missões participam de capacitação para diversificação da merenda escolar

Em uma proposta de promoção da saúde e de segurança e soberania alimentar junto à comunidade de São Miguel das Missões, a Secretaria Municipal de Educação e a Emater/RS-Ascar promoveram, na última sexta-feira (07/02), formação para merendeiras e serventes das escolas das redes municipal, estadual e Apae. Com a atividade realizada na Escola Professor João de Oliveira Costa, buscou-se qualificar e diversificar o preparo dos alimentos que são fornecidos pela agricultura familiar e oferecidos aos estudantes de escolas públicas.

 

A extensionista social da Emater/RS Ascar Fátima Primaz local apresentou às participantes 12 receitas saudáveis e nutritivas, aproveitando os ingredientes fornecidos para a alimentação escolar em grande parte pela agricultura familiar, uma forma de contribuir com a economia local e com a segurança e soberania alimentar de crianças e adolescentes. “Foi um dia de aprender, ensinar, trocar e renovar energias para iniciar o ano com mais empolgação. O ambiente escolar além de ser favorável para construção da cidadania é excelente também para contribuir na formação de bons hábitos alimentares e saúde das crianças”,  afirma Fátima.

Na oportunidade a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação Patrícia Massoco  falou sobre a responsabilidade de cada um  na função que exerce. Já a nutricionista Karen Gerstderger destacou a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) pelas profissionais que atuam na cozinha e na limpeza das escolas.

A secretária municipal de Educação, Sonia Lorete Viera Rosa reforçou a importância do trabalho realizado com o apoio da Emater/RS-Ascar, que atua em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), para fomentar o fornecimento de alimentos da agricultura familiar e a qualificação da alimentação escolar.

Fonte: Emater