Sol a Sol reafirma tradição de unir comunidades do Noroeste gaúcho

0
28
views

A comunidade de Vila Tremônia, interior de Cerro Largo, sediou neste domingo (02/12) a 37ª edição dos Jogos Rurais Sol a Sol, em sua fase regional. O evento reafirmou a tradição de aliar comunidades do Noroeste gaúcho em um momento de integração, união de esforços, lazer e promoção da saúde no meio rural, com a participação de atletas e comitivas de Campina das Missões, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Guarani das Missões, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Xavier, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Cristo, São Miguel das Missões, São Paulo das Missões e Ubiretama.

Em torno de 2 mil pessoas reuniram-se no salão e nos gramados da comunidade para conferir a disputa de 22 modalidades esportivas, entre elas voleibol, futebol, bocha tiro 48, tiro na lata, bocha, cabo de guerra, canastra, corte de lenha, milho no buraco, batida de prego, chute no pneu, corrida de 100 metros, plantio no saraquá, salto em distância, corrida no saco, tiro de laço em vaca parada e debulha de milho.

Esta edição foi organizada pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Cerro Largo e comunidade de Vila Tremônia. Na abertura oficial do evento, a união de esforços foi reiterada na fala das autoridades. Entre as lideranças presentes estiveram o prefeito de Cerro Largo, Valter Hatwig Spies, o vice-prefeito de Cerro Largo Protásio Pedro Butzen, o supervisor da Emater/RS-Ascar Rubens Tesche, no ato representando a Gerência Regional, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Paulo Cézar Kipper de Almeida, a chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar Gilce Grando, a presidente da comunidade de Vila Tremônia, Dirce Inês Recktenvaldt, o prefeito de Guarani das Missões, Jerônimo Jaskulski, o prefeito de Salvador das Missões, Daniel Gorski, e o vice-prefeito de Campina das Missões, Nelmo Rörig.

Objetivos

Os Jogos Rurais Sol a Sol, que surgiram em 1982, têm como objetivos integrar as famílias rurais com ênfase na agricultura familiar e as entidades parceiras que atuam para o desenvolvimento rural sustentável, nos aspectos físico, lúdico, social, cultural e ambiental; angariar fundos econômicos para as comunidades usarem em necessidades e infraestrutura comunitária; desenvolver nas comunidades o espírito de melhorias na área de lazer e de organização rural; envolver as famílias rurais em um contexto de promoção de saúde física e mental através do esporte e do lazer; e promover a integração entre as várias gerações com inclusão social.

Premiação

Receberam medalhas os atletas que ficaram em 1º e 2º lugares nas modalidades individuais, e medalhas e troféu, as equipes que receberam a 1ª e 2ª colocação nas modalidades coletivas.

Com a maior pontuação geral, se somadas as medalhas conquistadas por seus atletas, foi aclamado como campeão dos Jogos Rurais Sol a Sol o município de Campina das Missões. O 2º lugar ficou com Cerro Largo e o 3º lugar com Entre-Ijuís.

 

Garoto, Garota, Homem e Mulher Sol a Sol

O Desfile de Escolha da Garota, do Garoto e do Homem e Mulher Terceira Idade Sol a Sol esteve entre as atrações do evento. Um momento de reconhecer aqueles que escolheram o meio rural como modo de vida e valorizar sua história, autoestima e carisma. Cada candidato recebeu o título municipal e no Sol a Sol Regional representou a beleza, o carisma e a garra do meio rural de seu município.

Recebeu a faixa de Mulher Terceira Idade Sol a Sol, Nelsi Margarida Birck, de Cerro Largo. A 2º Mulher Sol a Sol 2018 é Anísia Mayer Limberger, de Salvador das Missões, e a terceira colocada foi Marfiza Pinto de Oliveira, de Dezesseis de Novembro.

            O título de Homem Terceira Idade Sol a Sol ficou com Délcio Argenta, de Entre-Ijuís. O 2º e 3º lugares foram para Aldemir Scheid, de Cerro Largo, e Ivo Estevão Heckler, de Salvador das Missões, respectivamente.

            A Garota Sol a Sol 2018 é Eduarda Donadel Port, de Santo Ângelo. A faixa de 2ª Garota Sol a Sol ficou com Vanessa Luana Vizikowski, de Guarani das Missões, e de 3ª Garota com Carolina Nai Klein, de Cerro Largo.

            O Garoto Sol a Sol, Geovane Damke, representou o município de Salvador das Missões. O segundo colocado foi Kelvin Ariel Hock, de Entre-Ijuís, e o terceiro, João Vítor Ely, de Cerro Largo.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa