Primeira reunião do conselho da rota internacional jesuítica da America do Sul, foi realizada em São Miguel das Missões

Primeira reunião do conselho da rota internacional jesuítica da America do Sul, foi realizada em São Miguel das Missões

9 de agosto de 2017 0 Por imprensasmm

Nesta segunda-feira (07), aconteceu a primeira reunião do Conselho Executivo da Rota Internacional Jesuítica da América do Sul, no Tenondé Park Hotel, em São Miguel das Missões, e contou com a participação do governador José Ivo Sartori; do ministro do Turismo, Marx Beltrão; ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo; a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; os deputados estaduais Eduardo Loureiro e Juvir Costela; os deputados federais Darcísio Perondi e Luiz Carlos Heinze; o prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin; o vice-intendente de La Cruz, departamento de Corrientes, Luiz Calomarde; o ministro do Turismo de Missiones, José Maria Arua; o prefeito de San José, na Bolívia, Germain Cavalleiro; o cacique da aldeia Tekoa Koenju, Aniceto Gonçalves; o secretário de Turismo de Florida, Uruguai, José Gervásio Martinez; prefeitos e vereadores da região, além de autoridades e representantes dos cinco países.

O evento foi organizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Associação dos Municípios das Missões (AMM), Prefeitura de São Miguel das Missões, por meio da Secretaria de Turismo, e outros apoiadores.

O objetivo do conselho é integrar os 30 povos que congregam as missões jesuíticas – 7 no Brasil, 15 na Argentina e 8 no Paraguai -, para a formação e unificação do projeto ‘Circuito Internacional das Missões Jesuíticas e o Caminho das Missões’, que pretende resgatar a história e refazer os caminhos percorridos pelos índios e os jesuítas. As missões são reconhecidas como Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO.

O Brasil, representado pelo Rio Grande do Sul, aderiu ao Acordo de Interesse no dia 13 de julho deste ano, quando o governador Sartori recebeu, no Palácio Piratini, a visita do governador de Itapúa, no Paraguai, Luis Gneiting Dichtiar.

No encontro, foi assinada a carta de adesão ao Programa Global de Crédito para a Integração Regional dos Países da Bacia do Prata no valor de 100 milhões de dólares, com financiamento do BID. Segundo o ministro do Turismo, esse valor deve ser dividido entre os cinco países para que projetos de infraestrutura e integração das rotas sejam executados.  Ocasião bem como o Prefeito Hilário Casarin assinou o Contrato de Concessão de Uso da área de 15.000,00 m² de propriedade do município para a instalação de um Observatório Astronômico com a finalidade de exploração turística, somando-se aos demais atrativos que o município apresenta.

Durante o evento o Prefeito Hilário Casarin, juntamente com o Presidente da Câmara de Vereadores Luiz Rodrigo Ribas, Secretário de Turismo Fabiano Moraes e Secretário de Administração Enio Colleto entregaram vários projetos do munícipio de São Miguel das Missões já cadastrados no SICONV ao Ministro do Turismo, Marx Beltrão, entre eles o projeto de Revitalização da Avenida Antunes Ribas (Cobertura da Rua) e de Revitalização da Praça Guarani, entre outros, solicitando recursos na ordem de R$ 9.575.816,24. Na oportunidade foi reforçado o pedido de viabilização do Projeto de Habitação para os Indígenas ao Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.

O governador de Itapúa, no Paraguai, Luis Gneiting, escolhido para ser o presidente do conselho, afirmou que a consolidação das rotas jesuíticas é um trabalho de muitos anos e é uma luta única dos cinco países. Brasil Sartori, Presidente da AMM, ficou com o cargo gestão da comissão.

A próxima reunião do Conselho Executivo deve acontecer entre outubro e novembro, na Bolívia.