Unidade de Saúde Mental reinicia as atividades dos grupos terapêuticos

Unidade de Saúde Mental reinicia as atividades dos grupos terapêuticos

20 de fevereiro de 2018 0 Por admin

A Unidade de Saúde Mental de São Miguel das Missões, na manhã desta segunda-feira, (19), realizou o reiniciou das atividades dos grupos terapêuticos da Unidade de Saúde Mental “Corações Acolhendo Corações”, “Arte de Ser Feliz” e “De Bem com a Vida” com uma linda mensagem de boas-vindas e uma animada “Festa de Carnaval” para recebê-los, no decorrer do dia seguiu com as atividades normais, roda de conversa e oficina de música.

Confira o Cronograma de Atendimento dos Grupos:  

Grupo de Oficina Terapêutica “Arte de Ser Feliz”

O Projeto ocorre todas as quintas-feiras o dia todo e são destinados os portadores de Transtornos Mentais graves e persistentes. Tendo como objetivo proporcionar um espaço de socialização, integração e acompanhamento psicológico, visando diminuir as crises, melhorando autoestima, cidadania e inclusão social. Dentre as atividades executadas estão a Oficina de Artesanato, rodas de conversa com a psicóloga, aulas de música, atividades físicas e passeios. Tendo como orientadora a psicóloga Suzana e os monitores Dolores e Samir.

Grupo de Oficina Terapêutica “Jovens em Ação – Fazendo a diferença”

O projeto ocorre semanalmente, nas terças-feiras o dia todo, está constituído de 6 grupos de no máximo 10 adolescentes. Cada grupo tem uma hora de aula de violão e uma hora de grupo com a psicóloga. O grupo com a psicóloga é destinado a adolescentes com algum sofrimento que são encaminhados pelas escolas e outros profissionais da saúde. Sendo realizado trabalho de Prevenção e Acompanhamento dos jovens.

Dentre os temas abordados pela psicóloga está adolescência, autoestima, motivação para os estudos, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, drogas licitas e ilícitas, relações interpessoais e cuidados com os meios de comunicação. A psicóloga responsável é Suzana Jaeschke e o monitor é Samir Foza.

Grupo de Oficina Terapêutica “Corações Acolhendo Corações”

O Projeto ocorre todas as segundas-feiras o dia todo, oportunizando aos usuários com transtornos mentais graves e persistentes, a fim de oferecer um tratamento integral em Saúde Mental. Tendo como objetivo o direito de serem tratados em ambiente humanizado e com um tratamento integral para beneficiar sua saúde e aliviar ou para extinguir o seu sofrimento. Fazer valer os direitos dos usuários de Saúde Mental, garantindo assim a ampliação da capacidade de autonomia, Oportunizando a socialização a estes pacientes, através da escuta, da convivência e da formação de vínculos benéficos para uma vida saudável, Estimulando o cuidado pessoal, higiene, permitindo a elevação da autoestima. Dentre as atividades executadas estão a Oficina de Artesanato, rodas de conversa com a psicóloga, aulas de música, atividades físicas e passeios. Tendo como orientadora a psicóloga Lais Radins e os monitores Dolores e Samir.

Grupo de Oficina Terapêutica “Coral Cantar é Viver”

Nesse Projeto participam pessoas da melhor idade, que se encontram semanalmente, nas quartas-feiras pela manhã.  Tendo como objetivo a aprendizagem musical, o desenvolvimento vocal, as relações interpessoais, a integração, a inclusão social, o autoestima do grupo, melhor oportunidade de recordar bons tempos através da música. O canto coral é uma excelente atividade e traz benefícios em todos os aspectos.

O Coral “Cantar é Viver” já é um marco na comunidade pelas apresentações realizadas em eventos.

Grupo de Oficina Terapêutica “De Bem com a Vida”

O Grupo “De bem com a vida” é um grupo terapêutico que acontece de forma quinzenal, nas sextas-feiras pela manhã, com a duração de, em torno, de 3 horas. Tem como profissional responsável a Psicóloga Patrícia Machado Massoco e como público alvo pessoas em sofrimento psíquico, com quadros de depressão, ansiedade, problemas familiares, entre outros, assim como, pessoas da comunidade interessadas em trabalhar questões referentes à prevenção em saúde mental. É um grupo aberto, ou seja, as pessoas interessadas ou encaminhadas podem entrar a qualquer momento no grupo. Atualmente, conta com 25 participantes.  Nesta, são realizadas oficinas de música, com o Oficineiro Samir Foza, onde as pessoas cantam e refletem sobre as letras das músicas, as quais têm como conteúdo mensagens positivas. Em seguida, a Psicóloga realiza atividades terapêuticas, como palestras, técnicas, orientações, rodas de conversa e passeios. Para finalizar, são desenvolvidas atividades físicas e/ou recreativas, de relaxamento e alongamento.

O grupo tem como objetivo a recuperação, promoção, prevenção e reabilitação da saúde mental dos usuários, aliviando ou extinguindo o seu sofrimento, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e autoestima, através da promoção de um ambiente de escuta, expressão de sentimentos, opiniões, desejos, alívio de tensões e continente das suas angústias, realizando, quando necessário, encaminhamentos a outros setores e profissionais.