Informativo da 14ª Coordenadoria Regional de Educação

Informativo da 14ª Coordenadoria Regional de Educação

21 de março de 2018 0 Por admin

FORMAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE)

A Secretaria Estadual de Educação, por meio de sua Assessoria de Alimentação Escolar e Nutrição, realizou, na quarta-feira (14), uma formação com os respectivos representantes que tratam do tema nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O encontro teve o objetivo de padronizar as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para 2018, no Rio Grande do Sul. Foram debatidos, o cardápio escolar, a legislação que rege o Pnae, os esclarecimentos sobre a prestação de contas e o plano de trabalho que será executado no decorrer do ano. Representando a 14ª CRE participou a Técnica em Nutrição Andressa Rodeski, o Assessor da Alimentação Escolar João Pereira da Silva e a Assessora Financeira Vera Andrade.

APRESENTAÇÃO DO MODELO DE GOVERNANÇA E GESTÃO

Dando sequência ao processo de disseminação do Modelo de Governança e Gestão, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR), foi realizada na quinta-feira (15), no auditório do SESC, em Ijuí, reunião de trabalho para apresentar o Modelo de Governança e Gestão em curso no Estado. O evento envolveu representantes das Coordenadorias Regionais de Obras Públicas, Coordenadorias Regionais de Educação, Coordenadorias Regionais de Saúde, Corede, Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros, SUSEPE, SEMA, FEPAM, Secretaria da Fazenda, FASE, FGTAS, SINE, DAER, EMATER e PGE dos municípios de Três Passos, Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí, São Luiz Gonzaga e Cruz Alta. Representando a 14ª Coordenadoria Regional de Educação participou a Coordenadora Enida Teresinha Lange Sallet, a Assessora de Obras Lissandra Schmitt e Assessora responsável pela CIPAVE na 14ª CRE, Ivana Teixeira.

PROFESSORES ESTUDAM A NOVA BASE NACIONAL CURRICULAR NO ESTADO

A 14ª Coordenadoria Regional de Educação promoveu na quinta-feira (15), uma mobilização entre os professores da rede estadual para debater a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na abrangência da 14 ª CRE, além da equipe da coordenadoria, 38 escolas, envolvendo mais 1.392 professores foram mobilizados. No Estado, serão 2.545 escolas e mais de 60 mil professores, a partir das 30 Coordenadorias Regionais de Educação. O formato das reuniões seguiu normativa do MEC, que prevê dinâmicas e debates entre os participantes. O dia “D”, como é chamado, ocorreu em todo o Brasil no dia 6 de março passado, porém, devido à greve do magistério e o consequente atraso no calendário de 2018, o debate ocorreu, nesta data, no Rio Grande do Sul. ”Esta iniciativa foi uma grande oportunidade para o Brasil começar a dar um rumo diferente na qualidade da sua educação ”, destacou o Secretário Ronald Krummenauer. A realização do dia “D” seguiu orientação do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED), e da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime).

COORDENADORA PARTICIPA DE REUNIÃO EM PORTO ALEGRE

A Coordenadora Regional de Educação, professora Enida Teresinha Lange Sallet, a Assessora das Obras Escolares Lissandra Schmitt e a Assessora responsável pela CIPAVE na 14ª CRE, Ivana Teixeira, cumpriram agenda, em Porto Alegre, no dia 16 de março. A reunião de coordenadores regionais aconteceu no Auditório Paulo Freire e contou com a presença do Secretário Estadual de Educação, Ronald Krummenauer, a Secretária Adjunta Iara Wortmann, Diretores da SEDUC, representantes da Secretaria da Fazenda, orientações pela diretora Sônia Rosa do Departamento Pedagógico, além de outras informações gerais. As demais assessoras acompanharam os processos de obras escolares, o Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor e a CIPAVE.

CURSOS PARA PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS ESTADUAIS

O NTE Santo Ângelo oferece duas oficinas gratuitamente para os professores e funcionários das escolas estaduais: 1-OFICINA EDIÇÃO E PRODUÇÃO DE VÍDEOS: Início dia 05/4. Os encontros serão nas quintas-feiras pela manhã – início 8:30 h. Carga horária: 20 h. 2-OFICINA EXCEL BÁSICO: O Excel é um programa que permite criar planilhas, gráficos, funções, etc. Data início: 28/03/2018 – Carga horária: 12h – Horário: Quartas-feiras à tarde (das 13:30h às 16 h). Público Alvo: gestores, professores e secretários das escolas. Vagas: 15 – Inscrições pelo fone 3312-7788.

V CONFERÊNCIA NACIONAL – INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

A Assessora da Educação Ambiental na 14ª CRE, Ivana Teixeira convida todas as escolas da rede pública e privada para participar da V CONFERÊNCIA NACIONAL – INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE – V CNIJMA. Maiores informações no site: http://conferenciainfanto.mec.gov.br ou pelo fone 33130262.

ENIDA TERESINHA LANGE SALLET- COORDENADORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – 14ª CRE