Administração municipal lança concurso cultural de fotografia

Administração municipal lança concurso cultural de fotografia

2 de maio de 2018 0 Por imprensasmm

A Administração Pública de São Miguel das Missões, através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento realizam o 3º concurso cultural de fotografia: São Miguel – 30 anos. O objetivo é homenagear o município, buscando divulgar cenários muitas vezes ocultos, através dos vários olhares dos participantes sobre as belezas diversas do nosso município.

I – A proposta do projeto:

A partir dos excelentes resultados do I, e II Concurso de Fotografias, a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento realizaram, este ano, a terceira edição do concurso, que focará o tema “São Miguel – 30 anos”.

O Concurso resultará na III Exposição de Fotografias dos alunos das Escolas Municipais e estaduais de São Miguel das Missões. Os trabalhos serão realizados com alunos nas turmas das seguintes Escolas da Rede Municipal e estadual:

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Augusto N. e Silva

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Eduardo Damião

– Escola Municipal de Ensino Fundamental José do Patrocínio

– Escola Municipal de Ensino Fundamental José Cassiano

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Orestes Ghisleni

– Escola Municipal de Ensino Fundamental São Martim

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº João de Oliveira Costa

– Escola estadual de educação Básica Pe. Antônio Sepp

– Escola estadual Indígena

– Escola de Educação Especial Maria Reni Everling

– Comunidade Miguelina

II –  Categorias do Concurso:

1ª Categoria – Alunos do 1º  ano ao 6º ano

2ª Categoria – Alunos do 7º ao 3º ano do ensino médio

3ª Categoria –  Comunidade Miguelina

A escola trabalhará o tema “São Miguel – 30 anos” nas escolas com várias atividades.

A partir de maio, deverão acontecer oficinas e saídas para fotografar com os alunos e comunidade com o objetivo de repassar conhecimentos e técnicas iniciais para captação de imagens por eles para o Concurso.

Após a seleção das seis (06) melhores fotos na escola  e  pela comissão julgadora  as 06 (seis) melhores fotos da comunidade  acontecerá uma exposição junto a  Secretaria de Turismo, cultura e desenvolvimento, onde a comunidade e os turistas votarão em uma única foto, que serão identificadas por um número.

A premiação do Concurso e sua finalização com a III Exposição de Fotografias das 03(três)fotos em cada categoria, em local a ser definido. Está previsto também que a Exposição continue até o mês de dezembro.

Objetivo: Este concurso tem como objetivo buscar, sob o aspecto fotográfico, a imagem que represente o tema: “ São Miguel – 30 anos”.

III – Objetivos:

– Iniciar aos alunos das escolas municipais, estaduais e comunidade sobre noções de fotografia.

– Utilizar a fotografia como ferramenta e metodologia para se trabalhar o nosso município, em torno do tema “São Miguel – 30 anos”.

– Trazer as percepções sobre sua comunidade e o município onde vivem para a discussão na Escola de problemas ambientais e soluções comuns a todos.

– Valorizar os olhares através do concurso e da exposição das imagens, Captadas por eles, que representem o tema: “São Miguel – 30 anos”.

– Tornar o trabalho também uma educação patrimonial voltada aos moradores e visitantes de São Miguel das Missões, através de sua divulgação com a III Exposição de Fotografias.

IV – Metodologia:

Anteriormente ao Concurso, haverá oficinas de capacitação para os alunos e comunidade sobre noções básicas de fotografia. As oficinas serão realizadas por instrutores com conhecimento e experiência na área, com acompanhamento da equipe da escola e secretarias promotoras.

O edital será divulgado nas escolas, no site oficial do município e  nos meios de comunicação (radio , jornal) contendo o regulamento do Concurso.

Os alunos interessados deverão efetuar o cadastro na escola através do preenchimento da ficha de inscrição contendo também a assinatura do responsável, a comunidade deverá efetuar o cadastro na Secretaria Municipal de Turismo.

O ato da inscrição importa aceitação, pelo candidato, das normas e condições estabelecidas no regulamento.

Cada escola pré-selecionará seis fotografias, pela equipe de professores, coordenador e diretor. Dessas seis fotografias, todas serão expostas para a avaliação publica. Da comunidade  será selecionada seis fotografias pela comissão julgadora que será composta por 01 Fotógrafo profissional, 01 membro do Conselho Municipal de Turismo e 01 membro da Associação Comercial e Industrial ( ACI).

As sessenta fotografias selecionadas pela comissão julgadora indicada acima, serão expostas na Secretaria de Turismo e avaliadas pelos turistas e comunidade para a seleção das três melhores fotos, em cada categoria do 1º ao 3º lugar para premiação.

O município premiará em cada categoria:

1º lugar – uma câmera fotográfica semiprofissional e certificado.

2º lugar-  um celular smartphone e certificado.

3º lugar- um tablet e certificado.

A abertura da Exposição será na Secretaria de Turismo, permanecendo para avaliação até final de novembro, aberta à visitação dos alunos, professores e público em geral.

A premiação das três fotografias classificadas em cada categoria será na semana missioneira com data a ser confirmada.

V – Cronograma:

Lançamento do III concurso de fotografias – São Miguel – 30 anos: Abril

Divulgação do concurso: Abril

Oficinas nas escolas: Maio/Junho

Data final para entrega das fotos: Agosto

Montagem da Exposição: setembro

Abertura da Exposição: setembro

Classificação e divulgação do resultado: novembro

Entrega da Premiação: dezembro

VI – Regulamento para o concurso de fotografia

O concurso de fotografia será promovido pela Secretaria Municipal de Educação, e Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento.

Art. 1º – Podem participar do concurso estudantes das escolas devidamente matriculados no ensino fundamental e médio, bem como residentes em de São Miguel das Missões que estejam devidamente cadastrados no concurso.

Art. 2º – O ato da inscrição importa aceitação, pelo candidato, das seguintes normas e condições, além das demais estabelecidas neste regulamento:

a. As fotografias deverão explorar o tema São Miguel – 30 anos;

b. As imagens deverão ser exclusivamente alusivas ao nosso município;

c. É de 06(seis) o número máximo de obras fotográficas apresentadas por escola e comunidade;

d. Não poderá ser apresentada nenhuma fotografia cujos direitos de propriedade intelectual não pertençam integralmente, e sem exceção, ao participante no concurso;

e. As fotografias deverão ser inéditas;

f. Não serão aceitas fotos com montagens ou qualquer outro artifício que altere a foto original;

g. As fotos contendo pessoas deverão ser entregues com uma autorização de aceitação da pessoa fotografada.

h. As fotos premiadas poderão ser publicadas no site da prefeitura, redes sociais (Facebook, Instagram, etc),  em jornal da cidade e outras mídias disponíveis.

i. Os trabalhos serão obrigatoriamente remetidos em envelope fechado, identificado exteriormente pelo nome do participante.

i. 1. No envelope principal, deverá constar: ficha de inscrição no concurso e a declaração de transmissão dos direitos de utilização das fotografias;

j. Todas as fotografias inscritas, premiadas ou não, ficarão para o acervo da Biblioteca Pública;

l. Os participantes cederão o direito de uso de suas fotografias, em favor dos realizadores do presente concurso, para divulgação , promoção e exposição;

m. a foto , de autoria do participante deve remeter  a alguma paisagem ou imagem seja ela de bens naturais , materiais ou imateriais do município.

n. deverão ser enviadas somente fotos impressas, no tamanho de 20×30 colorida.

o. cada foto deverá vir acompanhada com as seguintes informações: nome do participante, escola, local da realização da fotografia e o título da foto.

Art. 3º – O descumprimento deste regulamento ensejará a desclassificação do candidato.

Art.4º – DA AVALIAÇÃO E JULGAMENTO:

a. Todas as fotografias inscritas serão avaliadas pelos turistas e comunidade, a fim de se verificar se estão de acordo com as normas contidas neste regulamento. Aquelas que não estiverem de acordo, em quaisquer de suas cláusulas, serão desclassificadas;

b. A identificação do participante ocorrerá após a verificação dos votos pela comissão organizadora;

c. Todas as fotos selecionadas poderão participar da III edição .

Art. 5º – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

a. Como critério de avaliação, os turistas e comunidade  levarão em consideração: Criatividade e originalidade, de acordo com o tema proposto;

b. a seleção das fotos  levará em considerações critérios estéticos da imagem, apresentação do tema proposto e os elementos compositivos e inovadores sobre o mesmo .

Art. 6º – DA PARTICIPAÇÃO

a. o concurso é aberto aos alunos devidamente matriculados nas escolas, a comunidade miguelina, exceto fotógrafos profissionais e membros das comissões organizadoras do concurso.

Art. 7º – DISPOSIÇÕES FINAIS:

a. As fotografias vencedoras, cujos autores terão assegurada a sua identificação, farão parte dos arquivos da Biblioteca Pública Municipal de São Miguel das Missões, que se reserva o direito de utilizá-las em qualquer de suas publicações, não cabendo ônus adicional ou aviso prévio do autor;

b. A inobservância de qualquer das regras deste Regulamento poderá ocorrer , a critério da Comissão Organizadora do Concurso a desclassificação da fotografia e do candidato que a tenha apresentado;

c. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso;

d. quaisquer duvidas sobre o concurso ou sobre o presente regulamento devem ser encaminhadas  para o e-mail : [email protected]  ou [email protected], colocando no titulo do e-mail : concurso fotográfico.

e. Este Regulamento entra em vigor a partir do lançamento do concurso, em 26 de abril de 2018