
Em audiência, ministro discute obras em São Miguel das Missões
30 de maio de 2018O possível início das obras do PAC Cidades Históricas em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, foi debatido pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, o deputado federal Darcísio Perondi (MDB-RS) e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (30), em Brasília.
Entre as principais obras previstas em São Miguel das Missões estão a colocação de sistema de proteção contra descargas atmosféricas nas Ruínas de São Miguel e a implantação do Complexo Cultural do Sítio de São Miguel Arcanjo, que inclui a sede do Iphan, anexo do Museu das Missões, Centro de Atendimento ao Turista, Centro de Interpretação das Missões e Centro Cultural. Além disso, está prevista também a requalificação urbanística do entorno do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. As obras, que estão em fase preparatória (já com projeto pronto), ainda dependem de recursos orçamentários para serem executadas.
O Sítio de São Miguel Arcanjo, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, abriga parte dos remanescentes da antiga redução Jesuítica Guarani no local – fundada por volta de 1687 – e o Museu das Missões, criação do arquiteto Lúcio Costa e inaugurado em 1940.