Grupo municipal de educação fiscal de São Miguel das Missões realiza palestras nas escolas

Grupo municipal de educação fiscal de São Miguel das Missões realiza palestras nas escolas

29 de junho de 2018 0 Por imprensasmm

Durante o mês de junho de 2018, os membros do GEFIM – Grupo Municipal de Educação Fiscal de São Miguel das Missões, composto por servidores da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Fazenda, estiveram visitando as Escolas Municipais José Cassiano, José do Patrocínio, Eduardo Damião, Dr. Augusto Nascimento e Silva e a Escola Estadual Padre Antônio Sepp, com o objetivo de realizar palestra para os alunos sobre Educação Fiscal. As escolas municipais São Martim e Profº João de Oliveira Costa serão visitadas na próxima semana.

Através de uma linguagem acessível e dinâmica, o GEFIM realiza uma abordagem clara e objetiva sobre todos os temas que envolvem a Educação Fiscal como cidadania, meio ambiente, preservação do patrimônio público, pirataria, coleta seletiva do lixo, corrupção e também sobre os programas que o município desenvolve para estimular a emissão de notas fiscais e combater a sonegação fiscal, estimulando desta forma o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância da consciência fiscal e o conhecimento sobre o papel social dos tributos.

No decorrer do primeiro semestre do ano foram desenvolvidas várias ações relacionadas ao tema envolvendo as escolas e comunidade, tais como o 1º Festival de Paródia sobre Educação Fiscal, a divulgação e premiação dos vencedores da Campanha “Escola Legal pede Nota Fiscal”, o lançamento da Campanha “Nota Fiscal dá Prêmios/ 2018 e a divulgação e solenidade de premiação do prêmio especial do Programa Nota Fiscal Gaúcha do mês de abril, alusivo ao 30º aniversário do município.

Para o segundo semestre do ano estão previstos o Desfile Cívico da Pátria, onde as escolas apresentarão para a comunidade o trabalho desenvolvido pelos alunos sobre a temática; o Festival Municipal de Teatro sobre Educação Fiscal, previsto para acontecer no mês de outubro durante da Feira Municipal do Livro; e o Concurso “Pensando a Educação Fiscal”, que premiará as duas escolas que escreverem e apresentarem os melhores projetos sobre o tema “Educação Fiscal e Cidadania” que possam ser aplicados nas escolas.

A Educação Fiscal pode ser entendida como uma prática educacional que tem como objetivo o desenvolvimento de valores e atitudes, competências e habilidades necessárias ao exercício dos direitos e deveres na relação recíproca entre o cidadão e o Estado.