Produção de alfafa é tema de reunião na região das Missões

Produção de alfafa é tema de reunião na região das Missões

8 de abril de 2019 0 Por admin

Técnicos da Emater/RS-Ascar de dez escritórios municipais da região administrativa de Santa Rosa participaram na sexta-feira (29/03), em São Luiz Gonzaga, de reunião técnica com foco no planejamento do trabalho com a cultura da alfafa nas Missões. Na pauta, as oportunidades, potenciais e dificuldades de produção e de comercialização, finalizando com a elaboração dos planos de trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com agricultores familiares produtores de alfafa. A forragem está presente em mais de 2 mil hectares da região.

Na reunião discutiram-se ações técnicas para a melhoria da qualidade alimentar final do produto alfafa, como a observação das condições físicas e químicas do solo e técnicas de cultivo e armazenamento. A discussão foi coordenada pelo assistente técnico regional (ATR) da Emater/RS-Ascar em Manejo de Recursos Naturais, engenheiro agrônomo Marco André Junges, com o apoio dos supervisores Joney Braun e Rubens Tesche.

As ações discutidas passam a ser implementadas a campo junto aos produtores pelas equipes da Emater/RS-Ascar. Participaram da reunião e irão desenvolver trabalhos de Assistência Técnica extensionistas dos municípios de Santo Antônio das Missões, Tucunduva, Pirapó, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau e Dezesseis de Novembro, Porto Xavier, Roque Gonzales e Bossoroca.

O ATR Marco André Junges citou que a Emater/RS-Ascar, através da Gerência de Classificação e Certificação, tem feito análise bromatológica do feno de alfafa, ação importante para o acompanhamento da qualidade.

Também foi visitada a lavoura de alfafa na propriedade do produtor Wagner Sarturi Carvalho, na comunidade de Limoeiro, a fim de embasar ‘in loco’ estratégias de ação nessa área. A campo, a equipe da Emater/RS-Ascar discutiu aspectos importantes, como erosão laminar do solo, stand das plantas, pragas, rebrote, relação entre colmo e folha, entre outros.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
Fonte: EMATER/RS