Emater/RS-Ascar prepara atrativos para Fenamilho Internacional

Emater/RS-Ascar prepara atrativos para Fenamilho Internacional

24 de abril de 2019 0 Por admin

Uma extensa programação está sendo preparada pela Emater/RS-Ascar para receber os visitantes da Fenamilho Internacional, que acontece entre os dias 27/04 e 05/05, no Parque de Exposições de Santo Ângelo, nas Missões. Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar, dias de campo, seminário regional de produção orgânica e festival de pratos típicos de milho são alguns dos atrativos.

Na área da Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar há uma casa onde é demonstrado, diariamente, o embelezamento de arredores e saneamento básico, o Programa Regional de Segurança e Soberania Alimentar e o processamento artesanal de milho e derivados. No local acontece exposição dos produtos comercializados pelas agroindústrias familiares do município.

Haverá ainda exposição sobre os Jogos Rurais Sol a Sol, com área interativa com jogos de bolãozinho de mesa e milho no buraco. Serão exibidas também tecnologias voltadas à energia solar fotovoltaica, secagem e armazenagem de grãos na propriedade, cultivos protegidos semi-hidropônicos de morango e hortaliças, nutrição e sanidade animal na atividade leiteira e produtos e equipamentos para produção de mel de abelhas com e sem ferrão. Em uma área demonstrativa poderão ser conferidos cultivos alternativos de milho e gramíneas de verão para recuperação do solo no vazio de vegetação pós-colheita da soja.

A Emater/RS-Ascar compõe a Subcomissão de Agroindústria da Fenamilho e também estará presente no Pavilhão da Agroindústria Familiar, que funciona todos os dias, com distribuição de materiais técnicos e orientações sobre implantação e legalização. Ao longo do ano, a Instituição acompanha agroindústrias locais em diferentes etapas da produção, transformação e comercialização dos produtos.

Além destes espaços permanentes, a Emater/RS-Ascar está envolvida com diversos eventos que fazem parte da programação da feira.

DIA DE CAMPO
Junto à Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar, espaço organizado pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, será realizado dia de campo na segunda-feira (29/04), com recepção às 9h.

São esperadas em torno de 250 pessoas no dia de campo com estações sobre tecnologia de aplicação em pulverizações; cultivos alternativos para recuperação do solo no vazio de vegetação pós-colheita da soja; produção de cultivos protegidos semi-hidropônicos de moranguinho e hortaliças para autoconsumo e para comercialização; orientações socioambientais; alimentação e nutrição de vaca leiteira e sanidade animal com uso de plantas medicinais e homeopatia; saneamento básico e melhorias da habitação rural.

Serão disponibilizados seis roteiros de ônibus da empresa Ouro e Prata para transporte de agricultores interessados em participar do dia de campo.

PRODUÇÃO ORGÂNICA
O Pavilhão de Eventos da Fenamilho Internacional recebe na segunda-feira (29/04), às 14h, o Seminário Regional de Produção Orgânica de Alimentos. Os participantes poderão conferir depoimentos de produtores e de consumidores de alimentos orgânicos certificados; receberão informações sobre tecnologia para cultivo neste sistema e o processo de certificação.

O evento é uma promoção conjunta da Fenamilho Internacional, Emater/RS-Ascar, Rede Ecovida de Agroecologia e Arede.

35 ANOS SOL A SOL
A realização dos Jogos Rurais Sol a Sol completa 35 anos em Santo Ângelo. Para celebrar este momento haverá uma confraternização na quarta-feira (1º/05), junto à Mostra da Agricultura Familiar. Na oportunidade será realizado torneio feminino de bolãozinho de mesa.

Dia do Milho
Na quinta-feira (02/05) o milho será protagonista da programação. Às 9h30 haverá dia de campo sobre tecnologia de produção de milho na área tecnológica ao lado do espaço da Emater/RS-Ascar. O dia de campo é promovido pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (Uri), Instituto Federal Farroupilha campus Santo Ângelo, Secretaria Municipal da Agricultura (Semagri) e empresas de sementes de milhos. Cinco ônibus serão disponibilizados para transportes de agricultores da região para participação no evento.

Às 14h será a vez do Festival das Delícias do Milho, com o envolvimento de mais de 40 municípios que apresentarão pratos típicos que comprovam a versatilidade e a identidade cultural do milho na gastronomia local. O evento é uma promoção conjunta da Emater/RS-Ascar e da Fenamilho.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
[email protected]
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br

Fonte: EMATER/RS