33º Hortigranjeiros: Pavilhão de Agroindústria e Hortigranjeiros celebra mais uma edição de sucesso

33º Hortigranjeiros: Pavilhão de Agroindústria e Hortigranjeiros celebra mais uma edição de sucesso

14 de outubro de 2019 0 Por admin

Tudo começou pela comercialização de alimentos da agricultura familiar local na primeira edição, em 1983, por isso, o pavilhão 12, de agroindústria e hortigranjeiros, ratifica-se como o espaço mais tradicional do Encontro Estadual de Hortigranjeiros. Em sua 33ª edição, a diversidade de produtos chamou a atenção de quem passou pelo Pavilhão e a comercialização foi uma das maiores da história.

O movimento foi intenso desde a quarta-feira (09/10), quando começou o evento, e se intensificou no final de semana. “Um dos expositores vendeu mais de 900 pastéis em um único dia”, comenta Jorge João Lunardi, coordenador da Comissão de Agroindústria e Hortigranjeiros, destacando o sucesso do Pavilhão, que comercializou aproximadamente R$ 1,2 milhão, no total, segundo levantamento da Comissão de Dados Estatísticos, coordenada por Lucas Escher.

Para além da comercialização, destacou-se também, segundo o produtor de hortaliças de Santa Rosa, Paulo Roberto Frey, a divulgação do trabalho realizado por produtores locais. “Valeu a pena em relação às amizades que estabelecemos e pelo contato direto com o cliente, possibilitando divulgar o trabalho que fazemos junto ao Mercado Público, onde comercializamos três vezes por semana”.

Foram 65 expositores no Pavilhão, destes 23 vinculados à Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aphrorosa), no pavilhão organizado pela Comissão de Agroindústria e Hortigranjeiros, coordenado pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

A diversidade de produtos chamou a atenção, sendo que entre eles, estiveram, hortaliças, doces artesanais, doces de pelotas, derivados de cana-de-açúcar, sucos, fitoterápicos, panificados, temperos, queijos, embutidos, sucos, geléias, vinhos, artesanato rural, erva-mate, frutas, chips de mandioca e batata-doce, cachaça, iogurtes e produtos diversos com certificação de conformidade orgânica.

Lunardi destaca também o potencial da região para o empreendedorismo rural, diante da vocação para agroindustrialização. O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar destaca que existem 626 agroindústrias de origem animal e vegetal, na região administrativa de Santa Rosa. “Estão envolvidas na atividade 2.688 agricultores que fazem parte de 1.202 famílias rurais, gerando renda de aproximadamente R$ 40 milhões ao ano”, revela.
O 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que encerrou neste domingo (13/10), foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Aphrorosa.

Fonte: EMATER/RS