DIOCESE DE SANTO ÂNGELO REALIZA 86ª ROMARIA AO SANTUÁRIO DOS MÁRTIRES DO CAARÓ

DIOCESE DE SANTO ÂNGELO REALIZA 86ª ROMARIA AO SANTUÁRIO DOS MÁRTIRES DO CAARÓ

18 de novembro de 2019 0 Por admin

Fé, devoção, esperança e gratidão são algumas das motivações que moveram milhares de fiéis ao Santuário dos Mártires do Caaró, nesse domingo, dia 17 de novembro. A devoção aos três padres jesuítas, São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilhos, martirizados no século XVII se espalhou por nossa região, atingindo outros países. A maior manifestação de fé aos três santos missioneiros acontece através de uma grande romaria, todos os anos, no mês novembro, que neste ano de 2020 chega a sua 86ª edição.

O dia começou cedo, com a chegada dos romeiros. Peregrinos que saíram de São Nicolau, Santa Rosa, Giruá e Três de Maio estavam na estrada há vários dias, caminhando, rezando e refletindo sobre a vida e a história dos Santos Missioneiros.

No pórtico de entrada do Santuário a Pastoral da Juventude dava as boas-vindas aos romeiros que chegavam de diversas comunidades da diocese de Santo Ângelo, de outras dioceses e outros países. As 9h iniciou a celebração da Via-Sacra encenada e coordenada pela Paróquia de São José do Inhacorá. A cada estação, os romeiros contemplavam o sofrimento de Cristo meditando sobre tantas situações de injustiça em nosso país.

As 10h iniciou a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Liro Vendelino Meurer, e concelebrada por diversos padres diocesanos e religiosos presentes. Em sua homilia Dom Liro destacou o exemplo missionário deixado pelos Santos Mártires como um incentivo ao espírito missionário em nossa Igreja. Ao fim da celebração, em um momento coordenado pelo Pe. Afonso Werle, o Pe. Luiz Weber, ao lado de seus pais e irmãos, recebeu a bênção de envio para sua nova missão, em Moçambique, na África. A emoção tomou conta dos presentes, que em um gesto de entrega e de bênção estenderam suas mãos em direção ao Pe. Luiz que foi solenemente enviado por toda a Diocese Angelopolitana ali representada.

Após o almoço os romeiros que peregrinaram a pé até o Santuário puderam partilhar a experiência vivida. Após as partilhas aconteceu o tradicional momento cultural, com apresentações de danças encenando a história jesuítico-guarani por um grupo folclórico de Santo Miguel das Missões.

As 15h aconteceu a Bênção da Saúde e o envio dos fiéis coordenada pelo Pe. Valcir Puhl, pároco de Cândido Godói e coordenador dos presbíteros.




Fonte:Pastoral da Comunicação da Diocese de Santo Ângelo