Dia de Campo em São Miguel das Missões apresenta gestão sustentável da propriedade

Dia de Campo em São Miguel das Missões apresenta gestão sustentável da propriedade

11 de dezembro de 2019 0 Por admin

Assessorada por meio do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF), a propriedade da família Jaskulsi, no Rincão dos Cavalheiros, em São Miguel das Missões, foi sede de dia de campo realizado na semana passada (04/12). O evento foi realizado com o propósito de compartilhar experiências e conhecimentos técnicos relativos às atividades desenvolvidas através do Programa executado pela Emater/RS-Ascar, em convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Agricultores, técnicos e lideranças municipais foram recepcionados pela família anfitriã, o casal Ceslau e Lúcia Jaskulski, e os filhos Rodrigo e Graciele. “O dia de campo oportunizou aos participantes a ampliação do conhecimento e o compartilhamento de experiências sobre as atividades econômicas, ambientais e sociais, como forma de fortalecer a sustentabilidade das atividades desenvolvidas pela família Jaskulski”, relata o técnico da Emater/RS-Ascar, Edson Santos Leal.

O PGSAF contempla ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), iniciando com a elaboração de diagnóstico detalhado da unidade de produção e, após análise dos dados, a realização de planejamento e execução das ações para os anos subsequentes.

Entre as ações pactuadas com a família Jaskulski, a partir do diagnóstico realizado com o assessoramento da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, os resultados obtidos com a legalização da agroindústria de mandioca, acesso ao crédito rural, assistência no manejo das culturas de soja, milho, feijão e mandioca, promoção da segurança e da soberania alimentar com o cultivo de alimentos para o consumo da família em uma horta e pomar, bem como práticas de manejo e conservação dos solos puderam ser conferidos no dia de campo.

Com isso, nas estações foram abordados o PGSAF, a cultura e agroindustrialização da mandioca e segurança e soberania alimentar. As estações foram conduzidas pelos técnicos do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Miguel das Missões, Gomercindo Vargas, Edson Santos Leal e Fátima Denise Primaz, com a colaboração dos engenheiros agrônomos Gilmar Vione e Rubens Tesche, ambos do Escritório Regional de Santa Rosa. Também, em estação conduzida pelos técnicos das empresas parceiras, foram apresentados máquinas e equipamentos utilizados para dar praticidade e celeridade no trabalho da agricultura familiar.

O dia de campo promovido pela Emater/RS-Ascar e Seapdr, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Agropecuária Giruá, IPB Agro, PHB Representações Agrícolas e Cimisa. Entre as lideranças presentes estiveram o secretário municipal da Agricultura, Eduardo Ezequiel dos Santos, e o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, César Marion de Vargas. Ao final do encontro os participantes tiveram a oportunidade de degustar um lanche, preparado pela família, com alimentos produzidos na propriedade.

Fonte: EMATER