Artesanato em lã das Missões recebe evidência em contexto estadual

Artesanato em lã das Missões recebe evidência em contexto estadual

23 de novembro de 2020 0 Por admin

O trabalho realizado em São Miguel das Missões pela artesã Dalva Pereira Mothci apresentou para todo Estado as características e a importância do artesanato em lã missioneiro. Na fase estadual do Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina do Rio Grande do Sul, promovido pela Emater/RS-Ascar, a artesã foi classificada em primeiro lugar em três das dez categorias, conquistando o maior número de premiações entre os participantes. Foram classificadas para a última etapa do concurso, realizada no dia 19 de novembro, 81 peças de 34 artesãos de 23 municípios gaúchos. Durante todo o concurso, que iniciou no mês de abril, foram inscritas 269 peças, de 171 artesãos, de 39 municípios.

As peças missioneiras premiadas são um xergão em fio artesanal de lã crioula naturalmente colorida, um colete missioneiro em tear primitivo com fio artesanal e um casaco em tricô, fio artesanal de lã crioula e ideal, naturalmente colorida. Dalva esteve envolvida em todas as etapas da produção, desde a tosa das ovelhas até a finalização das peças. “A minha história com o artesanato sempre esteve presente, desde a infância, minha mãe era costureira e me criei entre agulhas, linhas e tecidos. Mas a minha relação do trabalho em lã passou a ser mais forte com a minha sogra Generosa, hoje com 90 anos, que aprendeu com a mãe Angelina, que por sua vez aprendeu com a sua mãe, são quatro gerações. Isso seria em torno de 200 anos de relação com a lã na família”, relata.

A extensionista rural social do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, Ivanir Argenta, destacou durante o concurso, que a lã como matéria-prima tem diversas caraterísticas que fazem dela uma nobre fibra para uma série de produtos, que vão desde utensílios de uso diário, estofamentos térmicos, decoração e vestimentas, agregando assim muitas formas de valor e de inovação ao setor da ovinocultura. “Para além dos dados econômicos a lã faz parte da cultura gaúcha, tem-se no artesanato em lã uma história. Este artesanato do Rio Grande do Sul, tão diverso, reúne várias culturas, e é feito por guardiões de conhecimentos ancestrais que perpassam gerações”.

O artesanato é uma atividade tradicional fomentada pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), prevista no Plano de Trabalho conjunto da Emater/RS-Ascar com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Em São Miguel das Missões, por exemplo, o artesanato em lã faz parte da constituição histórica e identitária local. “O artesanato em lã é um patrimônio histórico dos antepassados que aqui viveram e a ovinocultura vem culturalmente sendo passada por gerações. É importante que se siga o trabalho para que outras gerações tenha a oportunidade de também ter acesso a esse conhecimento”, afirma a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Fátima Primaz.

Premiação

Além de Dalva, que recebeu a premiação em três categorias, também foram premiados Sílvia Madruga Garcia, de Piratini, na categoria destaque jovem artesão rural, com um colete em tecelagem e crochê artesanal; Suzana Maria Azambuja Amaral de Santa Vitória do Palmar, na categoria de acessórios, com uma bolsa e um chapéu de feltragem molhada; Elenise Dutra Tavares, de Pinheiro Machado, que confeccionou a manta em tenerife e crochê; Manuel Rodrigues, de Hulha Negra, na categoria poncho, com uma peça em crochê, fio natural e tingimento natural; Taísa Horner de Barros, de Arroio Grande, com o blusão em tricô Jacquard; Marília Pires Ribeiro, de Jaguarão, que apresentou um vestido e gorro infantil na categoria peças em geral; e Ana Roseneia Marques Nunes, que recebeu o destaque inovação, com o presépio com figuras de feltragem agulhada e lã natural artesanal.

As peças podem ser visualizadas na página da Emater/RS-Ascar no Facebook, pelo link: https://bit.ly/32YJS9p. Os artesãos, que receberam a primeira colocação em cada categoria participarão de solenidade virtual de premiação, no dia 03 de dezembro, às 14h30, durante a webinar “Artesão em Foco: Artesanato, Cultura e Sustentabilidade”, a ser transmitida em youtube.com/fgtasgovrs e facebook.com/fgtas.oficial. Mais informações em https://bit.ly/35EjTpt.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
[email protected]
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br

Instagram: @EmaterRS

Fonte: EMATER/RS