Administração municipal realiza avanços na retomada do Som e Luz em Corpos

Na semana passada, o Prefeito Municipal Hilário Casarin recebeu em seu Gabinete o renomado Coreógrafo/Professor Odailso Berté para tratar dos últimos detalhes da retomada do Som e Luz em Corpos, que irá contar saga jesuítica-guarani com intervenção cênica no Espetáculo de Som e Luz das Ruínas de São Miguel.

O lançamento do Som e Luz em Corpos está previsto para o dia 12 outubro de 2018, e a estreia para o dia 15 de dezembro de 2018. O Espetáculo será realizado através de um projeto de extensão “De Terra Seus Corpos”, do Curso de Danças Licenciatura, da Universidade Federal de Santa Maria e que envolverá acadêmicos do curso, professores da UFSM e a comunidade local e regional.

O Espetáculo de Som e Luz, criado em 1978 pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e repassado para o Município de São Miguel das Missões, é uma narrativa que conta o surgimento, o desenvolvimento e o final da experiência jesuítico-guarani. A história das Missões é contada diariamente, ao anoitecer, no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, declarado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade.

Odailso Berté é Doutor em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Especialista em Dança pela Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR); Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). É professor do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenador do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA). É pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC). Áreas de interesse de pesquisa.

Também participaram da reunião a Vice-Prefeita Jussara Bittencourt, Secretário de Turismo, Desenvolvimento e Cultura Fabiano Moraes, Diretora do Espetáculo Som e Luz Márcia Reck, Professora Mônica Corrêa Barboza, Licenciado Dança Crystian Castro e a Estudante Dança Samara Weber Schmidt.