Aeronaves da Segurança levam vacinas contra Covid-19 para 13 coordenadorias de saúde no interior

O governo do Estado iniciou nova etapa da distribuição da vacina CoronaVac/Butantan às coordenadorias regionais de saúde (CRS), e as forças de Segurança mais uma vez prestam apoio para acelerar o transporte do imunizante. Aeronaves da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil levam, ao longo da manhã desta quinta-feira (11/3), caixas térmicas com o imunizante para sete cidades, atendendo 13 CRS do interior.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, acompanhou o embarque das vacinas no Batalhão de Aviação (Bav-BM), no aeroporto Salgado Filho, na capital, e destacou o papel fundamental do transporte aéreo para acelerar a chegada da vacina à toda a população gaúcha.

“Com esses voos, estamos realizando o transporte para 13 das 18 coordenadorias regionais de saúde, que abrangem um total de 346 municípios, quase 70% de todas as cidades do RS, num intervalo de quatro horas. Ou seja, é um ganho astronômico de tempo em relação ao transporte rodoviário, sem falar na segurança muito maior do deslocamento aéreo. Além do trabalho ininterrupto na linha de frente com as ações de policiamento, é mais uma contribuição que as nossas forças de segurança dão para a proteção dos gaúchos. A vacinação é a nossa maior arma para reduzirmos o risco à população, baixarmos a curva de contaminação e ocupação de leitos e, aos poucos, retomarmos a normalidade das nossas rotinas”, afirmou Ranolfo.


Helicóptero da BM deixou carregamento em Caxias Sul, para a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde

Foto: Grégori Bertó / Ascom SSP

Nesta remessa, estão sendo distribuídas 206.560 doses. Uma parte foi retirada ainda na tarde de quarta-feira, na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi) pelas 8ª e 16ª CRS, além da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Também foi realizada a entrega na 1ª CRS, na capital.

As demais coordenadorias deverão receber as vacinas nesta quinta-feira (11/3), com distribuição por via terrestre e aérea. Esta é a sétima rodada de transporte aéreo de vacinas pelas forças de Segurança. No total, as aeronaves contabilizam mais de 30 horas de voo, que somam mais de 12 mil quilômetros em itinerários.

O helicóptero da BM transportou vacinas para Caxias do Sul, com a carga da 5ª CRS. O avião King-Air, da BM, decolou para fazer um roteiro de cinco cidades: Erechim (doses destinadas às 11ª e 6ª CRS); Palmeira das Missões (vacinas para as 15ª e 2ª CRS); Santo Ângelo (imunizantes destinados às 9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRS); Bagé (7ª CRS); e Pelotas (3ª CRS). O helicóptero da Polícia Civil transporta as doses da CoronaVac para a 4ª e a 10ª CRS, com pouso em Santa Maria.


Helicóptero da Polícia Civil fez a rota até Santa Maria, para atender a 4ª e a 10ª CRS

Foto: Grégori Bertó / Ascom SSP

As vacinas são provenientes da oitava remessa recebida pelo Ministério da Saúde, que chegou ao Estado na última terça-feira (9/3), e de um remanescente que no estoque da Ceadi de remessa recebida dia 3. Essas doses serão destinadas à conclusão da vacinação de idosos com 80 anos ou mais, para ampliar a imunização de idosos entre 77 e 79 anos e para profissionais de saúde ainda não vacinados.

Esta etapa da campanha de vacinação irá contemplar a totalidade dos idosos de 77 anos ou mais e 83% dos profissionais de saúde em todo território gaúcho. Todas são destinadas a primeira aplicação da vacina. Com essa remessa, o Estado já recebeu e distribuiu 1,28 milhão de doses de vacina.

° Clique aqui e acesse o painel de vacinação no Estado.

Texto: Carlos Ismael Moreira/SSP e Ascom SES
Edição: Secom

Governo do Estado do Rio Grande do Sul