Agricultores de São Miguel das Missões recebem acompanhamento para inclusão social e produtiva

Agricultores de São Miguel das Missões recebem acompanhamento para inclusão social e produtiva

13 de agosto de 2020 0 Por admin

Em trabalho continuado, agricultores de São Miguel das Missões de baixa renda recebem Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) da Emater/RS-Ascar para estimular sua permanência no meio rural, com melhoria na produção de alimentos para consumo, mais de renda e qualidade de vida. O trabalho iniciou em 2014, através do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, em parceria com os Governos Estadual e Federal, e teve continuidade a partir de 2017, com o Programa de Inclusão Social e Produtiva, com participação da Prefeitura.

Nos primeiros dois anos, 30 famílias do meio rural receberam acompanhamento para que pudessem superar a situação de vulnerabilidade econômica e social. A partir de um diagnóstico e de projeções da família foram elaborados projetos socioprodutivos implantados nas propriedades e executados com recursos liberados pelo Governo Federal, que tiveram sequência com a participação do Município.

“As propriedades eram mantidas em pequenas áreas de terra, com baixa fertilidade e prestação de serviços a terceiros para geração de renda, não havendo sobras de recursos para investir na propriedade”, lembra a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Fátima Zink Primaz.

Para contribuir com a mudança de realidade, o Conselho Municipal de Agropecuária aprovou a alocação de recursos para que 20 famílias recebessem insumos como adubo e calcário, mudas frutíferas e caixas de abelhas para diversificar a produção em suas propriedades. Cada família recebeu insumos conforme área utilizada, aptidão para atividade apícola e necessidades.

Nos anos de 2019 e 2020 foram incluídas novas famílias no Programa, após visita de diagnóstico e levantamento de necessidades na área da produção. A partir disso, adquiriram materiais para implantação de hortas, pequenos aviários, mudas frutíferas, sementes e adubos, com recursos aportados pelo Município.

A Emater/RS Ascar segue o acompanhamento às famílias beneficiárias, através de orientações referentes ao pomar, à horta, criações de animais e acompanhamento da aplicação dos insumos recebidos.

Fonte: EMATER/RS