Capacitação regional de combate ao mosquito da dengue aconteceu em São Miguel

Aconteceu no dia 26 de abril de 2018, na Câmara Municipal de Vereadores em São Miguel das Missões, a Abertura Oficial da Capacitação Regional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, durante as comemorações pelos 30 anos de Emancipação Político-Administrativa do Município de São Miguel das Missões.

A dengue tem se destacado como uma das mais importantes doenças reemergentes no mundo e, pensando nas melhores condições dos municípios realizarem o planejamento das ações de combate e controle do mosquito a Capacitação Regional realizada em São Miguel das Missões buscou desenvolver e aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti, além da divulgação de informações e orientações aos profissionais de saúde.

Estiveram presentes no evento: Coordenador da 12º Coordenadoria Regional de Saúde de Santo Ângelo Yuri Sommer; Coordenador da Vigilância Ambiental Elson Resende da Silva; Chefe Adjunta da Vigilância Ambiental em Saúde Arquiteta e Sanitarista do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado do Rio Grande do Sul Tania Stasiak Wilhers;  Agente de Saúde Pública do Centro Estadual de Vigilância em Saúde Jair Pereira Martins; Coordenadora da Atenção Básica da 12º Coordenadoria Regional de Saúde de Santo Ângelo Maristela Schneider; Médico Veterinário da 12º Coordenadoria Regional de Saúde de Santo Ângelo Tomas da Silva; Prefeito Municipal de São Miguel das Missões Hilário Casarin; Representando a Secretária Municipal de Saúde Fabiane dos Santos Pizzolotto o Secretário Municipal de Administração Ênio Colleto Carvalho; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Eduardo Ezequiel dos Santos; Médico Presidente do Comitê de Combate a Dengue de São Miguel das Missões Dr. Evandro Dalla Roza; Representando o Presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Miguel das Missões Milton Neto dos Santos; Servidores da área da Saúde dos Municípios de São Miguel das Missões, Rolador, Caibaté, Mato Queimado e São Luiz Gonzaga.

O palestrante do evento foi o Agente de Saúde Pública do Centro Estadual de Vigilância em Saúde Jair Pereira Martins.

O controle da dengue representa um grande desafio para profissionais de saúde e para a população. O trabalho de prevenção dos focos de mosquito Aedes Aegypti depende do envolvimento de todos e, principalmente, da presença dos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários – nas rotinas de visitas residenciais.

Esses agentes realizam inspeções criteriosas em depósitos, terrenos baldios, caixas d’água, calhas, telhados e no interior das residências, orientam a população a respeito da prevenção e controle da dengue.

Durante o dia em uma barraca montada em frente á Prefeitura Municipal aconteceu à demonstração de animais peçonhentos e perigosos, alguns profissionais realizaram explicações dos cuidados que devemos ter com estes animais, também houve a distribuição e orientações sobre a importância do uso de preservativos.

No dia 27 de abril dando continuidade a Capacitação Regional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, foi realizada uma atividade prática na Aldeia Guarani Tekoa Koenju pela parte da manhã e na cidade durante o dia todo com os profissionais que estavam sendo capacitados. Ocasião que obtiveram experiência de campo no combate ao mosquito.