Cartões Contactless são seguros?

Cartões Contactless são seguros?

3 de setembro de 2020 0 Por admin

Fazer uma compra sem inserir o cartão de crédito na maquininha e sem digitar a senha: assim é a tecnologia de aproximação, criada para facilitar a vida dos clientes na hora de finalizar uma compra presencial.

Hoje, no Brasil, mais de 4 mil cidades já estão aptas a realizar este tipo de pagamento, mas a simplicidade para concluir a transação pode deixar algumas pessoas um tanto quanto desconfiadas.

“Mas… e se meu cartão estiver no bolso e aproximarem uma maquininha sem que eu perceba?” “E se eu perder meu cartão de crédito? Podem gastar todo meu limite?

Fique tranquilo. Abaixo, respondemos essas e outras perguntas sobre a segurança do contactless.

1. O que é a tecnologia contactless?

Todas as compras feitas por aproximação utilizam tecnologias de criptografia, que protegem as informações a cada transação. É uma técnica mundialmente utilizada com diversas camadas de segurança para comunicação de dados.

Com essa tecnologia sem contato, o cliente pode manter o seu cartão em mãos o tempo todo – não é preciso dar o cartão para o lojista, por exemplo. Isso dificulta bastante que alguém copie os dados do seu cartão.

2. O contactless é seguro?

Esse é um tipo de transação tão segura quanto fazer uma compra online com o cartão, por exemplo. Existem diversas camadas de segurança que protegem todas as transações com cartão de crédito – incluindo as operações por aproximação. A própria Mastercard, bandeira do cartão Nubank, usa sistemas de detecção de fraude e inteligência artificial para identificar atividades suspeitas e interromper a ação. Além disso, o Nubank tem sistemas próprios de detecção de fraudes.

3. “Se eu perder o cartão de crédito, podem gastar todo meu limite usando o contactless?”

Não. É importante ressaltar que as transações por aproximação têm um limite de R$50 – ou seja, a senha é necessária para compras acima de R$50. Além do mais, só é possível utilizar o contactless no máximo 5 vezes ao dia, sem usar a senha entre operações.

Em caso de perda ou roubo, o cliente deve fazer o bloqueio do cartão imediatamente.

4. “E se aproximarem uma maquininha do meu bolso?”

Esse não é um cenário muito provável. As transações por aproximação só podem ocorrer se o cartão ou dispositivo estiver muito próximo do terminal de pagamento (menos de 4 cm). Em situações de aglomeração, como carnaval e outros eventos, a recomendação é manter o cartão na carteira ou bolsa, sempre com você.

5. “Posso desativar a opção de compras por aproximação?”

A resposta é sim! Verifique como realizar este procedimento junto a administradora do seu cartão.

Em resumo: o contactless é uma tecnologia segura e que ajuda os clientes a economizar tempo e simplificar pagamentos.

Fonte: Nubank