Conversando sobre Aters Idosos: Encontro virtual destaca público assessorado pela Emater/RS-Ascar

Uma roda de conversa programada com enfoque em um dos públicos assessorados pela Emater/RS-Ascar em todo o Estado, os idosos, foi realizada em formato virtual nesta terça-feira (29/09) e contou com participação de extensionistas rurais de três regiões, Frederico Westphalen, Santa Rosa e Ijuí. O encontro foi pensado e organizado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), para aprofundar o conhecimento e qualificar as ações envolvendo o público de idosos.

A atividade contou com a participação do presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, e das gerências regionais de Frederico Westphalen, Santa Rosa e Ijuí. Em sua fala, Sandri destacou a importância de discutir sobre as ações envolvendo esse público, que nesta quinta-feira (01/10) tem uma data especial para celebrar o Dia do Idoso.

“A Emater, Instituição que está presente em 100% dos municípios do RS, trabalha ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social com diferentes públicos, levando as políticas públicas até às comunidades, aos municípios, às famílias. E é lá na família que está o jovem, a mulher, o adulto, o idoso. A Emater trabalha todo esse conjunto de ações em prol do bem-estar, da qualidade de vida das pessoas. A nossa missão é o desenvolvimento rural sustentável e, quando eu falo sustentável, me refiro ao bem-estar e à evolução social, que além da econômica e ambiental também deve estar presente nas propriedades, proporcionando qualidade de vida às famílias e às comunidades”, frisou o presidente.

Para dar início à programação, a extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Marlete Peroza Piaia, responsável por essa área de atuação na região, apresentou dados populacionais sobre os idosos em cada uma das regiões. O tema central da atividade, “Conversando sobre Aters idosos: processo de envelhecimento no espaço rural e metodologias de trabalho”, foi abordado pela assistente social, especialista em gerontologia social e doutoranda em envelhecimento humano, Marcia Kurz.

Fonte: EMATER/RS