Dia de Campo em São Miguel das Missões apresenta gestão sustentável da propriedade

Assessorada por meio do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF), a propriedade da família Jaskulsi, no Rincão dos Cavalheiros, em São Miguel das Missões, foi sede de dia de campo realizado na semana passada (04/12). O evento foi realizado com o propósito de compartilhar experiências e conhecimentos técnicos relativos às atividades desenvolvidas através do Programa executado pela Emater/RS-Ascar, em convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Agricultores, técnicos e lideranças municipais foram recepcionados pela família anfitriã, o casal Ceslau e Lúcia Jaskulski, e os filhos Rodrigo e Graciele. “O dia de campo oportunizou aos participantes a ampliação do conhecimento e o compartilhamento de experiências sobre as atividades econômicas, ambientais e sociais, como forma de fortalecer a sustentabilidade das atividades desenvolvidas pela família Jaskulski”, relata o técnico da Emater/RS-Ascar, Edson Santos Leal.

O PGSAF contempla ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), iniciando com a elaboração de diagnóstico detalhado da unidade de produção e, após análise dos dados, a realização de planejamento e execução das ações para os anos subsequentes.

Entre as ações pactuadas com a família Jaskulski, a partir do diagnóstico realizado com o assessoramento da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, os resultados obtidos com a legalização da agroindústria de mandioca, acesso ao crédito rural, assistência no manejo das culturas de soja, milho, feijão e mandioca, promoção da segurança e da soberania alimentar com o cultivo de alimentos para o consumo da família em uma horta e pomar, bem como práticas de manejo e conservação dos solos puderam ser conferidos no dia de campo.

Com isso, nas estações foram abordados o PGSAF, a cultura e agroindustrialização da mandioca e segurança e soberania alimentar. As estações foram conduzidas pelos técnicos do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Miguel das Missões, Gomercindo Vargas, Edson Santos Leal e Fátima Denise Primaz, com a colaboração dos engenheiros agrônomos Gilmar Vione e Rubens Tesche, ambos do Escritório Regional de Santa Rosa. Também, em estação conduzida pelos técnicos das empresas parceiras, foram apresentados máquinas e equipamentos utilizados para dar praticidade e celeridade no trabalho da agricultura familiar.

O dia de campo promovido pela Emater/RS-Ascar e Seapdr, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Agropecuária Giruá, IPB Agro, PHB Representações Agrícolas e Cimisa. Entre as lideranças presentes estiveram o secretário municipal da Agricultura, Eduardo Ezequiel dos Santos, e o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, César Marion de Vargas. Ao final do encontro os participantes tiveram a oportunidade de degustar um lanche, preparado pela família, com alimentos produzidos na propriedade.

Fonte: EMATER