Embaixador de Luxemburgo visita Santo Ângelo e São Miguel das Missões

Neste sábado, 24, Santo Ângelo recebeu a visita do Embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo no Brasil, Carlo Krieger. Em encontro formal, o embaixador, juntamente com a Consulesa Honorária de Luxemburgo no Rio Grande do Sul, Tânia Bian, reuniu-se com o prefeito Jacques Barbosa, o vice-prefeito Bruno Hesse, o chefe de Gabinete Airton Peruzzi, o secretário adjunto do Estado da Cultura André Kryszczun, a secretária de Cultura Neusa Cavalheiro e a arqueóloga Thalis Garcia. No gabinete do Executivo foi tratado sobre a história das Missões, e concedido ao ilustre visitante a “Comenda da Cruz Missioneira”.

Além da visita ao Executivo, o embaixador foi conduzido pela secretária Neusa e pela arqueóloga Thalis, a um passeio pelos espaços culturais de Santo Ângelo, como a Catedral Angelopolitana e os museus. Após conhecer a capital missioneira, o embaixador Carlo Krieger, se deslocou para o município de São Miguel das Missões, para um roteiro turístico. Posterior à região das Missões, Carlo dirige-se a Porto Alegre, para encontro com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori.

Na sequência, o embaixador cumpre roteiro de visitas agendadas em algumas cidades do Estado estreitando as relações diplomáticas de Luxemburgo com os governos municipais e buscando contato com luxemburgueses que moram no Rio Grande do Sul.

O prefeito Jacques Barbosa, destacou a importância da aproximação de Luxemburgo com a Capital das Missões, no qual a embaixada do Grão-Ducado é a primeira na América do Sul. “Essa relação com o Grão-Ducado de Luxemburgo, estreita relações com a Região Missioneira, para intercâmbios culturais, setores econômicos, e áreas de desenvolvimento social e humano”, disse.

Fotos: Fernando Gomes
Texto: João Gomes