Famurs pelo Rio Grande reúne prefeitos das Missões

O presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, coordenou na manhã desta Sexta-feira (27/4), em São Miguel das Missões, mais um Famurs pelo Rio Grande. No evento, realizado no Tenondé Park Hotel, o presidente Salmo conversou com as lideranças da Associação dos Municípios das Missões (AMM), presidida pelo prefeito do município de Rolador, Paulo Rogerio de Menezes Peixoto. A cada interiorização, o presidente apresenta as principais iniciativas voltadas à defesa do municipalismo junto ao Congresso Nacional e ao governo do Estado.

A interiorização desta sexta-feira, em São Miguel das Missões, contou ainda com o seminário “Governança, Cultura e Turismo: Desafio dos Gaúchos”, promovido pela Famurs e Fundação Milton Campos (FMC). O objetivo é abordar alternativas e boas práticas para incrementar e desenvolver o turismo no Rio Grande do Sul. A parceria foi instituída por meio de um termo de cooperação técnica, assinado pelo presidente Salmo e a presidente da FMC, senadora Ana Amélia Lemos, na Assembleia de Verão em Torres, prevendo a realização de 20 seminários regionais. Na ocasião, também foram discutidos o estatuto e o regimento interno de criação da Associação das Cidades Históricas do Rio Grande do Sul.

A interiorização é um mecanismo adotado pela entidade para oportunizar um elo entre as 27 Associações Regionais, que contemplam os 497 municípios gaúchos. Desta forma, se busca estreitar as relações institucionais, oportunizando um contato mais direto com os gestores municipais. A interiorização tem o patrocínio oficial do Banrisul.

 

Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas

Paralelamente à reunião dos prefeitos, foi realizado encontro do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM), com a presença de primeiras-damas, secretárias municipais, vereadoras, vice-prefeitas e lideranças femininas da região. Idealizado pela primeira-dama da Famurs e de Rio dos Índios, Adriane Perin de Oliveira, o MGMM tem como objetivo principal a elaboração de ações concretas a serem desenvolvidas em âmbito municipal, regional e estadual para promover a articulação de políticas para as mulheres e gestoras públicas. A criação do MGMM foi oficializada por meio de resolução assinada pelo presidente da Famurs, na Assembleia de Verão realizada em Torres, em fevereiro deste ano.

No encontro em São Miguel das Missões, a Trainer Andressa Lara, auxiliou os trabalhos da primeira dama Adriane.

 

2º Prêmio Boas Práticas da Famurs

Durante a interiorização, foi feita a divulgação da 2ª edição do Prêmio Boas Práticas da Famurs, que tem o patrocínio do Banrisul. As inscrições poderão ser feitas até 30 de maio de 2018. A honraria será entregue a prefeituras que tenham desenvolvido práticas bem-sucedidas em nove áreas: agricultura, assistência social, comunicação social, cultura, educação, finanças, meio ambiente, saúde e trânsito.

As administrações municipais podem inscrever projetos que tenham sido desenvolvidos entre 1 de janeiro de 2017 e 28 de fevereiro de 2018. A divulgação dos vencedores ocorrerá durante o 38º Congresso de Municípios, que será realizado nos dias 4 e 5 de julho.

Texto: Manuel Gaboardi
Fonte: Famurs