Grupo municipal de educação fiscal de São Miguel das Missões realiza palestras nas escolas

Durante o mês de junho de 2018, os membros do GEFIM – Grupo Municipal de Educação Fiscal de São Miguel das Missões, composto por servidores da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Fazenda, estiveram visitando as Escolas Municipais José Cassiano, José do Patrocínio, Eduardo Damião, Dr. Augusto Nascimento e Silva e a Escola Estadual Padre Antônio Sepp, com o objetivo de realizar palestra para os alunos sobre Educação Fiscal. As escolas municipais São Martim e Profº João de Oliveira Costa serão visitadas na próxima semana.

Através de uma linguagem acessível e dinâmica, o GEFIM realiza uma abordagem clara e objetiva sobre todos os temas que envolvem a Educação Fiscal como cidadania, meio ambiente, preservação do patrimônio público, pirataria, coleta seletiva do lixo, corrupção e também sobre os programas que o município desenvolve para estimular a emissão de notas fiscais e combater a sonegação fiscal, estimulando desta forma o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância da consciência fiscal e o conhecimento sobre o papel social dos tributos.

No decorrer do primeiro semestre do ano foram desenvolvidas várias ações relacionadas ao tema envolvendo as escolas e comunidade, tais como o 1º Festival de Paródia sobre Educação Fiscal, a divulgação e premiação dos vencedores da Campanha “Escola Legal pede Nota Fiscal”, o lançamento da Campanha “Nota Fiscal dá Prêmios/ 2018 e a divulgação e solenidade de premiação do prêmio especial do Programa Nota Fiscal Gaúcha do mês de abril, alusivo ao 30º aniversário do município.

Para o segundo semestre do ano estão previstos o Desfile Cívico da Pátria, onde as escolas apresentarão para a comunidade o trabalho desenvolvido pelos alunos sobre a temática; o Festival Municipal de Teatro sobre Educação Fiscal, previsto para acontecer no mês de outubro durante da Feira Municipal do Livro; e o Concurso “Pensando a Educação Fiscal”, que premiará as duas escolas que escreverem e apresentarem os melhores projetos sobre o tema “Educação Fiscal e Cidadania” que possam ser aplicados nas escolas.

A Educação Fiscal pode ser entendida como uma prática educacional que tem como objetivo o desenvolvimento de valores e atitudes, competências e habilidades necessárias ao exercício dos direitos e deveres na relação recíproca entre o cidadão e o Estado.