Informativo 14ª CRE de 23 de Abril de 2018

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Realizou-se em Poro Alegre, no dia 16 de abril, uma reunião pedagógica da Superintendência da Educação Profissional da Educação Profissional – SUEPRO com os Coordenadores Pedagógicos e Interlocutores da SUEPRO das Coordenadorias Regionais de Educação. Na oportunidade, foram abordados os seguintes assuntos: Contextualização da Educação Profissional; Planos de Curso e Regimentos Escolares; Formações Regionais e outros específicos aos Cursos de Educação Profissional.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA CONSULTA POPULAR

O Teatro Municipal Pe. Antônio Sepp foi o palco da Assembleia Municipal da Consulta Popular na terça-feira (17), em Santo Ângelo. O presidente do COMUDE, Diomar Formenton realizou a abertura do evento e o integrante da Diretoria do COREDE Missões, Rômulo Madrid de Mello fez a explanação dos dados da Consulta Popular dos últimos anos, salientando os recursos já aplicados no Município de Santo Ângelo e região, além dos projetos orçamentários do Caderno de Diretrizes para a Consulta Popular 2018/2019. A 14ª Coordenadoria Regional de Educação mobilizou sua comunidade escolar para participar deste evento democrático. Na oportunidade, a Coordenadora Regional de Educação, professora Enida Teresinha Lange Sallet fez a defesa da educação pelo Projeto: Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem. “Agradecemos a efetiva participação de nossas escolas nesse processo, momento em que a população pode definir diretamente onde parte dos recursos, serviços e investimentos do Governo serão aplicados”, destacou. Na ocasião, os participantes votaram cinco projetos constantes no Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional contemplando educação, segurança, turismo, agricultura e saúde. Também foram escolhidos onze delegados que participarão da Assembleia Regional Ampliada, no dia 08 de maio, na URI – campus Santo Ângelo. A votação da Consulta Popular será realizada em todo o território estadual, nos dias 26, 27, e 28 de junho de 2018.

SEMINÁRIO DE ABERTURA DA SEMANA ESTADUAL DO LIVRO

No dia 18 de abril, quarta-feira, aconteceu no Auditório do Palácio da Justiça, o Seminário de Abertura da Semana Estadual do Livro, com o tema: “Adolescente Leitor”, que deu início aos trabalhos de incentivo à leitura que ocorrem em todo o Estado até o próximo dia 24 de abril. O evento propôs um momento de reflexão aos educadores para incentivar à leitura. Também foi enfatizado a importância dos jovens dominarem os diversos gêneros literários, que são questões de vestibular e para efetivar esse trabalho o papel dos professores e bibliotecários é fundamental. Segundo o Secretário Estadual de Educação, Ronald Krummenauer, a geração digital é a que mais lê. No entanto precisamos saber: “O que o jovem gosta de ler? O que ele quer ler? Quais temas e em que plataforma? Todas estas questões se tornam cada dia mais relevantes se quisermos produzir uma educação de qualidade para o futuro”. Este é o desafio posto aos educadores, fazer esse link entre a literatura clássica e novas abordagens literárias, que tem suas raízes nela. Na ocasião, o Santoangelense Valdemar Menchik Júnior, escritor e poeta, debateu e defendeu a Poesia Regionalista. Participaram da 14ª Coordenadoria Regional de Educação a assessora das Bibliotecas Escolares, Elsa de Souza Trindade, e Sônia Obermeier, assessora do pedagógico juntamente com as professoras das seguintes escolas: Elaine Tereza Manica da E.E.E.F. Edi Tereza Flores Lippert, Rosecler Rohleder Hamerski da E.E.E.F. Padre Traezel e Eliane Kräulich Tizott da E.E.E.M. São Roque.

COLÉGIO TIRADENTES ENTREGA BOINAS AOS NOVOS ALUNOS

A comemoração aconteceu na noite da quinta-feira (19), em frente à Catedral Angelopolitana, no Centro Histórico de Santo Ângelo, com a incorporação dos novos alunos através da entrega de boinas à turma do 1º ano do ensino médio. A solenidade foi prestigiada pela Coordenadora Regional de Educação da 14ª CRE, professora Enida Teresinha Lange Sallet, além de diversas autoridades civis e militares. Segundo o Capitão Sirlando da Ponte, 71 alunos que ingressaram no 1º ano do ensino médio receberam a boina. “A entrega da boina simboliza o ingresso dos alunos na escola. Eles passam por um período de adaptação e depois vivem este ritual de entrega da boina”, destaca. A boina une o jovem a Brigada Militar. É símbolo de amizade, de respeito, amor, de camaradagem, de civismo e de disciplina. É nela que os dedos do jovem, unidos e perfilados, tocam para, na continência orgulhosa, reverenciar os símbolos nacionais e saudar os chefes, os professores e os amigos, na manifestação mais pura de patriotismo. O ato de sua entrega representa a união familiar.

Atualmente, o Colégio Tiradentes se Santo Ângelo possui 210 alunos, entre 14 e 16 anos, nos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. A 14ª Coordenadoria Regional de Educação parabeniza toda comunidade escolar do Colégio Tiradentes, desejando muito sucesso aos novos alunos.

ENIDA TERESINHA LANGE SALLET- COORDENADORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – 14ª CRE