Leite destaca necessidade de união para enfrentamento da pandemia em reunião de governadores com presidente da Câmara

No momento mais crítico da pandemia em todo o país, o governador Eduardo Leite participou de reunião do presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira, com outros chefes de Executivos estaduais. O encontrou serviu para discutir a destinação de recursos para o combate à Covid-19, com foco na vacinação dos brasileiros.

Em sua manifestação, Leite destacou a necessidade de união, e não de conflitos, entre todos os líderes nacionais e fez um apelo ao novo presidente da Câmara com relação às manifestações recentes do presidente da República, Jair Bolsonaro.

“A falta de uma política pública nacional, a falta de uma coordenação única e o enfrentamento feito pelo presidente (Jair Bolsonaro) em relação a medidas que os governadores fazem para proteger suas comunidades acabam confundindo a população. Não posso deixar de fazer aqui um apelo ao Congresso, através do presidente da Câmara, para que ajude na intermediação para serenar os ânimos. Não quero fazer o enfrentamento com o presidente ou político nenhum. Quero é espaço para conseguirmos trabalhar nos nossos Estados em defesa da nossa população”, afirmou Leite, que participou de seu gabinete no Palácio, por vídeo, do encontro feito a partir da residência oficial da Câmara, em Brasília.

Entre as pautas levantadas pelo governador do Rio Grande do Sul está a necessidade de acelerar a compra e o envio de vacinas pelo governo federal e a habilitação de leitos. No RS, 218 leitos de UTI estão aguardando autorização e liberação de recursos, alguns deles desde dezembro, segundo o governador.

Além disso, Leite afirmou que está em contato com a bancada federal gaúcha tanto para discutir a PEC Emergencial como a destinação de emendas para o enfrentamento à pandemia.

“Estamos disponíveis para discutir tudo o que for necessário no sentido de garantir que o auxílio emergencial seja rapidamente viabilizado à população dentro as condições fiscais, mas é muito importante que a Câmara dos Deputados e o deputado Arthur Lira, em quem tenho grande confiança, possam ajudar nas relações internas e externas para garantir a vacinação e o enfreamento à pandemia no nosso país”, concluiu o governador gaúcho.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Governo do Estado do Rio Grande do Sul