Administração municipal realiza mobilização regional pelo dia da luta antimanicomial

0
55
views

A Administração Municipal de São Miguel das Missões, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Saúde Mental, realizou na quarta-feira, (16/05) a VI Caminhada da Luta Antimanicomial e a 2º Mostra de Talentos. Com o objetivo de chamar atenção das pessoas quanto à importância dos avanços das Políticas Públicas de Atenção em Saúde Mental e, sobretudo, enfatizar que é possível incluir qualidade de vida àqueles que possuem algum tipo de transtorno mental. Reforçando com esse movimento um marco histórico que é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, que preza pelo tratamento humanizado dos pacientes portadores de transtornos psíquicos e principalmente pelo fim dos manicômios.

Participaram da mobilização os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Santo Ângelo, (CAPS) de São Luiz Gonzaga, (CAPS) de Entre-Ijuís, (CAPS) de Porto Xavier, Município de Bossoroca, Município de Vitória das Missões, 12° Coordenadoria Estadual de Saúde Mental, Vice-prefeita de São Miguel das Missões, Secretários Municipais de São Miguel das Missões, Vereadores Municipais, Equipe do Cras Juapy de São Miguel das Missões, Alunos e Professores da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Antônio Sepp, Servidores Municipais, Profissionais da Saúde, Munícipes Miguelinos, Equipe de Profissionais e Pacientes da Unidade de Saúde Mental de São Miguel das Missões e seus familiares.

A caminhada começou por volta das às 10h, em frente da Prefeitura Municipal, o trajeto foi acompanhado pela Brigada Militar de São Miguel das Missões e ao som dos instrumentos musicais da Banda do 1º BCOm Div de Santo Ângelo, ao longo do percurso, os participantes percorreram as ruas principais do centro da cidade, passando em frente as Ruínas de São Miguel das Missões e termino com a chegada no Salão Paroquial do Município. Aonde procedeu a abertura oficial do evento com pronunciamento de autoridades, ainda pela parte da manhã, os presentes puderam acompanhar e dançar a belíssima apresentação da Banda do 1º BCOm Div de Santo Ângelo.

Logo após, o intervalo do almoço que foi servido no mesmo local, pela a Equipe da Unidade de Saúde Mental. Deu-se início a 2º Mostra de Talentos, promovida pela Unidade de Saúde Mental.

O momento foi de romper os estigmas e preconceitos que geralmente impedem os usuários de exercer o direito a cidadania. Foi apresentado ao público o resultado de muito trabalho, realizado com os usuários junto a Unidade de Saúde Mental de São Miguel das Missões, pela equipe Técnica de Profissionais que atendem os grupos semanalmente junto à Unidade. Em grupo e individual os usuários mostraram seus talentos apresentando, músicas, poesias, cantos, etc. Cada apresentação foi uma pequena amostra de um todo, que leva em consideração a singularidade de cada um. Uma oportunidade para que o público pudesse refletir sobre a importância destes serviços prestados a nossa comunidade. Também houve apresentação dos usuários do CAPS de Santo Ângelo.