Região das Missões sediou 6ª abertura da Colheita do Milho no RS

0
203
views

São Nicolau, uma das 26 cidades que integram a Associação dos Municípios das Missões (AMM), sediou a 6ª abertura oficial da tradicional Colheita do Milho no RS, na manhã de sábado (28). O evento foi realizado na Fazenda da Lagoa, propriedade de Valdinei Donato. No local, a produtividade passa de 200 sacas por hectare e todos os 700 hectares cultivados são irrigados.

Atualmente, a saca paga ao produtor está abaixo de 30 reais, enquanto que em agosto do ano passado o valor era de 40 reais, registrados quando a cultura foi semeada. De acordo com o secretário estadual de Agricultura, a busca por uma linha de crédito voltada à agroindústria já está sendo discutida em Brasília. “Com recursos, agroindústrias poderão segurar o milho no Estado sem precisarem buscar o grão fora do RS”, explicou Ernani Polo.

Segundo Ademir Renato Nedel, gerente da Emater regional, na região das Missões tem 10.969 produtores de milho, que totalizam 84.666 hectares. Dirigente da AMM, Valdir Andres destacou “que a abertura da colheita do milho na região é o coroamento do trabalho dos produtores missioneiros”.

O governador RS, José Ivo Sartori, o secretário estadual de Agricultura, Ernani Polo, representantes do agronegócio, prefeitos e vices da AMM, agricultores, entre outras autoridades locais, regionais, estaduais e federais participaram da solenidade.