Programa gestão de qualidade no serviço de alimentação escolar

Neste ano, o Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, adotou o Programa Gestão de Qualidade no Serviço de Alimentação Escolar, através do programa 5S, o qual se caracteriza por um conjunto de cinco conceitos: Senso de Utilização; Senso de Ordenação; Senso de Limpeza; Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina, que ao serem praticados, são capazes de modificar o humor, o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir as atividades rotineiras e as atitudes das pessoas.

Este programa foi conduzido pela nutricionista Karin Jaqueline Gerstberger, Responsável Técnica da Merenda Escolar e pela professora Rosimare Penedo de Melo, Coordenadora Pedagógica, com apoio da Secretaria de Educação. O programa iniciou em abril e constituiu-se em uma primeira visita realizada a todas oito escolas municipais para apresentação do projeto e como o mesmo funcionaria.

Após foram realizadas mais duas visitas para avaliação, cada uma com intervalo de três meses. Foi aplicada uma Lista de Verificação das Boas Práticas para Unidades de Alimentação e Nutrição das Escolas Municipais, onde avaliava-se: Higiene dos manipuladores e uso de uniforme completo; Higiene e limpeza do ambiente (cozinha e refeitório) como também de todos equipamentos e utensílios; Manipulação e preparo correto dos alimentos; Limpeza, organização e validade dos produtos do estoque de alimentos; Boa apresentação do prato servido na merenda, cardápio seguido, quantidade adequada e pouco desperdício; Bom relacionamento das serventes com os alunos, professores e funcionários; Motivação e preocupação com a melhoria continua no trabalho; Satisfação dos alunos com a qualidade da merenda servida; Limpeza e organização da lavanderia e estoque do material de limpeza; Verificação do preenchimento e execução da Lista de Controle da Higienização de Equipamentos e Instalações, totalizando 60 itens avaliados.

Nas visitas surpresas, eram anotadas em planilhas, a data e se o item avaliado encontrava-se Bom, Regular ou Ruim. No final de cada avaliação a equipe se reunião com as (os) serventes, diretora (o) e suporte pedagógico e discutia o que poderia ser melhorado.

Ao final de todas as avaliações foi contabilizada a pontuação que cada escola fez e para escola com maior pontuação foi entregue o troféu de Escola destaque 2017, em reunião com diretores e equipe da secretaria. A escola destaque 2017 foi Escola Municipal José do Patrocínio – São José.

Parabenizamos a equipe escolar pela dedicação, empenho e comprometimento com o Programa 5S.