Projeto de escolha das Autoridades Mirins: Ética e Cidadania

A Secretaria de Educação em parceria com a Administração Pública Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, Secretários Municipais, Escolas Municipais e Estaduais de São Miguel das Missões realiza o tradicional Projeto de  Escolha das Autoridades Mirins, que neste ano além de prefeito, Vice-prefeito e  Secretários terá também vereadores Mirins.

O referido Projeto tem como Objetivos:

Proporcionar um contato direto com a rotina das funções e as responsabilidades das autoridades Municipais, exercendo um verdadeiro ato de cidadania, fortalecendo os ideais de democracia e explorando de forma lúdica a consciência crítica da criança.

– Fortalecer os ideais de democracia

– Integrar as escolas em torno do trabalho para a preservação do meio ambiente.

– Conhecer a rotina e atribuições de trabalho de gestores públicos e do legislativo

Cada Escola elaborará um projeto possível de ser aplicado nas demais escolas do Município. O tema do projeto deverá ser Combate à Dengue. Cada Escola deverá escolher entre os alunos do 2º ao 5º ano aquele (a) que melhor se destacar na apresentação do projeto na escola, para defender o mesmo e concorrer a Prefeito, Vice-prefeito ou Secretário Mirim na fase Municipal. O segundo colocado na fase escolar será indicado para Vereador Mirim na fase Municipal.

A escolha do Prefeito, Vice-prefeito, Secretários Mirins acontecerá dia 17 de abril de 2018, às 14 horas, na Câmara Municipal de Vereadores. Cada Escola poderá participar com um projeto e um candidato. Os candidatos deverão apresentar o projeto de sua escola para uma banca formada por autoridades. A referida banca escolherá dentre os projetos dois que se destacarem pela aplicabilidade e relevância do tema. O projeto escolhido em 1º primeiro lugar será aplicado nas escolas do município durante o ano letivo de 2018. O aluno representante do projeto será o novo Prefeito Mirim para o exercício 2018/2019. O projeto escolhido em 2º (segundo) lugar será aplicado nas escolas do Município durante o ano letivo de 2019.

O aluno representante do 2º será o Vice-prefeito Mirim para o exercício 2018/2019. Os demais alunos participantes participarão de um sorteio para as pastas de Secretários Mirins para o exercício 2018/2019. Os alunos que foram segundo colocados na fase escolar ocuparão o cargo de Vereador Mirim e representarão suas escolas em eventos municipais. As autoridades Mirins representarão suas escolas em eventos municipais. Em data a ser agendada posteriormente, as Autoridades Mirins despacharão com as autoridades Municipais durante 01 dia, acompanhando-os em seus compromissos, bem como na Sessão da Câmara de Vereadores.