ROTA MISSÕES REALIZA AÇÃO DE PROMOÇÃO DO DESTINO TURÍSTICO EM GRAMADO

O Departamento de Turismo da Funmissões representou a Região das Missões no primeiro grande evento presencial do setor em 2020, a tradicional Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris). O encontro, que reuniu todo o trade turístico nacional, teve início no dia 5 de novembro no Serra Park. A Rota Missões, participou como coexpositor no estande da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul.

“A participação na Festuris também marca essa fase de retomada do turismo que estamos vivendo. Sabemos que a pandemia não passou, que temos que manter todos os cuidados e seguir os protocolos, e participar deste evento tradicional do país é não só uma forma de apoiar o trade, como também de comunicarmos de que forma as Missões se colocam neste novo cenário”, afirma Diretor do Detur/Funmissões, Prefeito Puranci Barcelos.

Devido à pandemia, a Festuris 2020 seguiu um protocolo de segurança restrito. Se, em anos anteriores, a feira recebia milhares de pessoas e promovia dezenas de ações incentivando a interação dos participantes – empresários e profissionais do trade, além de jornalistas -, neste ano, o distanciamento social orientou toda a dinâmica do evento. Para evitar aglomerações, por exemplo, todas as atividades de atendimento e reuniões com agentes e operadores foram agendadas anteriormente pelo app Festuris 2020.

Organizadores determinaram ainda que não deveria ser entregue material em papel. Como alternativa, toda o material de divulgação sobre a região – folheteria, conteúdo promocional, guias e vídeos – foi disponibilizado por meio de QR Code.

O objetivo principal foi participar de reuniões e viabilizar parcerias que proporcionem o desenvolvimento do turismo dos municípios que integram a Rota Missões.

“Tive a honra de representar a Região das Missões na primeira feira de turismo das Américas desde o início da pandemia, é a Festuris, que acontece anualmente na cidade de Gramado, ao lado do Diretor do Detur, colega Prefeito Puranci Barcelos, juntamente com a equipe da associação e representantes do trade turístico da nossa região, marcamos presença no estande de promoção do Rio Grande do Sul, que com certeza esteve preparado para receber visitantes. Divulgamos todos os protocolos de segurança adotados na prevenção da covid-19, para assim transmitir a mensagem de segurança para os turistas”, comentou o Presidente da AMM, Prefeito Ademir Gonzatto.

Esta é a 32ª edição ininterrupta da feira, que mesmo diante da pandemia, que impactou diretamente o setor, o evento manteve a data programada, se adaptou às novas regras, e acontece de forma híbrida. Mesmo diante da pandemia provocada pelo coronavírus, que impactou diretamente o setor, os organizadores planejaram o evento dentro dos protocolos sanitários estabelecidos pelos organismos de Saúde, além de contarem com plataformas virtuais para a realização de reuniões, mesclando o modelo presencial com o virtual. Na feira, é possível encontrar espaços como o Wedding, voltado ao turismo de casamentos e luas de mel, sendo um dos grandes destaques do evento. O Luxury, que trabalha o mercado de luxo, enquanto o Mice & Experience é palco para a inovação e o turismo corporativo. A Festuris agendou mais de 4 mil reuniões por meio do APP Festuris e da ferramenta Buyers Club – novidades tecnológicas que otimizaram o tempo e aumentaram a produtividade na geração de negócios.

Nesta edição atípica, a Festuris buscou ser vanguardista no quesito segurança sanitária levando aos pavilhões do Serra Park um sistema completo que incluiu serviços e equipamentos necessários para a higienização do espaço e proteção dos participantes.

A Festuris é voltada exclusivamente para profissionais do trade turístico, recebendo empresas, delegações oficiais e profissionais com poder de decisão, em 2019, segundo os organizadores, a feira atingiu um público com cerca de 17 mil visitantes, entre agentes de viagens, operadoras de turismo, jornalistas especializados e formadores de opinião.

 

Publicado em 08/11/2020
Por Izabel Cristina Ribas de Freitas

Fonte:Associação dos Municípios das Missões