Sábado, 18, é o dia “D” de Vacinação contra pólio e sarampo

Apenas 36,9% do público alvo já foi imunizado em Santo Ângelo. Secretaria de Saúde alerta para a importância da vacinação

Dia “D” da Mobilização Nacional contra a pólio e sarampo é neste sábado, dia 18. Para garantir a imunização da região a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em conjunto com os Centros de Socais e de Estratégia Saúde da Família, espera vacinar o recomendado pelo Ministério da Saúde que é de 95% do público alvo.

A Vacinação em Santo Ângelo, será neste sábado, das 8 às 17 horas, nos seguintes locais: Secretaria Municipal de Saúde, Centro Social Urbano, ESF Subuski, ESF União, ESF São Carlos e ESF Indubras.

A enfermeira Juliane da Rosa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da SMS, destaca que, com quase meio mês de campanha foram vacinadas crianças de 1 a 4 anos contra Poliomielite e Sarampo, totalizando no grupo da Pólio 1.368 doses, e um percentual de 36,9% da população. Já no combate ao Sarampo, 1.371 doses, com 36,16% do público protegido contra a doença.

Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde, atualizando a campanha até a tarde de sexta-feira. Dos 3.791 do público alvo pretendido, ainda faltam 2.423 pessoas para serem vacinadas. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo teve início no dia 6, e terá continuidade até 31 de agosto. Os responsáveis devem levar até um dos locais de vacinação, crianças de um a cinco anos incompletos, com o caderno de vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, menos de 50% da população foi vacinada até agora.

Texto: João Gomes

Fotos: Fernando Gomes