Servidoras de São Miguel das Missões participam de capacitação para diversificação da merenda escolar

Servidoras de São Miguel das Missões participam de capacitação para diversificação da merenda escolar

13 de fevereiro de 2020 0 Por admin

Em uma proposta de promoção da saúde e de segurança e soberania alimentar junto à comunidade de São Miguel das Missões, a Secretaria Municipal de Educação e a Emater/RS-Ascar promoveram, na última sexta-feira (07/02), formação para merendeiras e serventes das escolas das redes municipal, estadual e Apae. Com a atividade realizada na Escola Professor João de Oliveira Costa, buscou-se qualificar e diversificar o preparo dos alimentos que são fornecidos pela agricultura familiar e oferecidos aos estudantes de escolas públicas.

 

A extensionista social da Emater/RS Ascar Fátima Primaz local apresentou às participantes 12 receitas saudáveis e nutritivas, aproveitando os ingredientes fornecidos para a alimentação escolar em grande parte pela agricultura familiar, uma forma de contribuir com a economia local e com a segurança e soberania alimentar de crianças e adolescentes. “Foi um dia de aprender, ensinar, trocar e renovar energias para iniciar o ano com mais empolgação. O ambiente escolar além de ser favorável para construção da cidadania é excelente também para contribuir na formação de bons hábitos alimentares e saúde das crianças”,  afirma Fátima.

Na oportunidade a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação Patrícia Massoco  falou sobre a responsabilidade de cada um  na função que exerce. Já a nutricionista Karen Gerstderger destacou a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) pelas profissionais que atuam na cozinha e na limpeza das escolas.

A secretária municipal de Educação, Sonia Lorete Viera Rosa reforçou a importância do trabalho realizado com o apoio da Emater/RS-Ascar, que atua em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), para fomentar o fornecimento de alimentos da agricultura familiar e a qualificação da alimentação escolar.

Fonte: Emater