Vice-Prefeita participa de reunião dos 30 povos missioneiros

O encontro ocorreu durante as “Fiestas Patronales 2018, Nuestra Señora de Asunción de Acaraguá y Mbororé em La Cruz (ARG).

Durante os dias 14 e 15 de agosto deste ano corrente, a Vice-prefeita Jussara Bittencourt acompanhada de seu esposo Alencar Bittencourt, Diretora Administrativa da Secretaria de Turismo Rozana Fassini e  prefeitos missioneiros e líderes do turismo se reuniram  em La Cruz – Argentina com intendentes e diretores argentinos e paraguaios do setor de turismo  para tratar sobre investimento no turismo e cultura, discutindo métodos, programas educacionais e demais meios visando o crescimento do departamento, de modo a gerar emprego e renda para a população.

A reunião foi conduzida pela coordenadora geral da agência de Desarrollo Trinacional de Las Misiones Guaranies, Myriam Avila, que abriu os debates sobre os investimentos da região no turismo, projetos de divulgação e inclusão da história das missões nas escolas, como também a integração entre as nações missioneiras e guaranis.

A reunião teve como pautas principais, o investimento no turismo em cada município, projetos de sustentabilidade ambiental e a criação de uma agenda positiva – seguindo o perfil do turista que se pretende atrair e métodos sustentáveis de infraestrutura e consciência turística ao meio ambiente.

Nas escolas pretende-se implantar um novo plano pedagógico para introduzir a história das missões no ensino fundamental, de modo a resgatar o orgulhoso de ser missioneiro nas crianças e jovens, criando atividades para que os alunos desenvolvam projetos direcionados as origens, levando-os a conhecer os lugares que fazem parte da história da região.

A Vice-prefeita de São Miguel das Missões, Jussara Bittencourt, informou a todos do apoio recebido do governo federal e pelo IPHAN, que garantiu mais investimento no turismo para as missões, começando pela intensa divulgação da região de modo a atrair investidores, e conseqüentemente gerando o crescimento do setor hoteleiro, parques temáticos e demais programas de lazer para os visitantes, assim gerando mais empregos e renda para a população.

Foi abordado também sobre os cuidados em desenvolver mais crescimento turístico, infraestrutura local, tráfego de pessoas de modo sustentável para a natureza e a recuperação do aquífero guarani. O debate tem o propósito de recuperar os valores entre a história, à natureza e o homem, em ações conjuntas para que a população local e os visitantes, e desfrutem das belezas naturais através de um consumo consciente.

Porém, tudo isso depende da união dos municípios e dos países envolvidos para acontecer, e esse foi o principal motivo para o encontro internacional dos países que compõem os 30 povos missioneiros. Na reunião ainda foi decidido que mensalmente haverá encontro dos líderes do turismo das microrregiões, para criação e estudos de projetos turísticos, para que a cada 03 meses haver reunião internacional para que juntos desenvolvam o programa de integração turística da rota missioneira.

Durante a visita em La Cruz, a Vice-prefeita e os representantes e prefeitos missioneiros prestigiaram a feira local da cidade, a “Fiestas Patronales 2018, Nuestra Señora de Asunción de Acaraguá y Mbororé”, com apresentações de danças tradicionalistas, missa, orquestra municipal e ainda foram recepcionados por um almoço de comidas típicas locais.